Exposição das melhores imagens do ano é uma das atrações da final da Copa Suzuki Jimny

Largada em Ilhabela / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - A Copa Suzuki Jimny de 2011 será decidida neste fim de semana com as regatas finais no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O evento de vela oceânica conta com as classes ORC, BRA-RGS, HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21.

Neste sábado, dia 3 de Dezembro, será feito um coquetel com a exposição das melhores imagens das quatro etapas do campeonato, incluindo o Warm Up e os Campeonatos Paulista de todas as classes e Brasileiro de HPE25. 

O acervo da Balaio de Ideias conta com fotos dos principais veleiros que participaram da Copa Suzuki Jimny. "São imagens dos barcos em ação e de toda rotina a bordo em regatas disputadas. Ilhabela é um cenário diferenciado e o trabalho fica ainda mais rico com a beleza do local. Destaco também as fotos de bastidores, como a movimentação na Sala de Protestos, os preparativos das tripulações e outros fatos que são pertinentes ao universo da vela oceânica", revela Aline Bassi, da Balaio de Ideias.

Além da exposição, o Yacht Club de Ilhabela será palco da premiação dos vencedores da Volta a Ilha - Sir Peter Blake, que rolou no sábado (26). O percurso foi de 30 milhas e o destaque foi o veleiro Orson/Mapfre (ORC), bicampeão da classe.

"Todos que correram alguma das etapas durante 2011 estão convidados para esse momento de confraternização. O ano foi um sucesso com eventos de alto nível técnico e de desenvolvimento da modalidade. É hora de comemorar", afirma José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

As finais - As provas deste fim de semana serão as últimas que somarão pontos para o circuito de vela oceânica, um dos mais fortes da América Latina. Por isso, a organização espera mais de 50 barcos no litoral norte paulista.

A meteorologia prevê ventos na direção leste e intensidade média. Estão programadas de três a cinco regatas em todas as categorias.

Classificação após primeiro fim de semana da quarta etapa:

ORC - 16 regatas, com 6 descartes
1º- Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 16 pp - pontos perdidos

HPE - 27 regatas, com 6 descartes
1º- Ginga(BrenoChvaicer) - 42 pp
2º- Repeteco II (Fernando Haaland) - 88 pp
3º- Avantto (Dario Galvão) - 88 pp

RGS-A - 19 regatas, com 6 descartes
1º-Fram (Felipe Aidar) - 16 pp
2º- Jazz (Valéria Ravani) - 23 pp
3º- Harpia III (Le Vent Mistral) - 50 pp

RGS-B - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Palmares (José Romariz Filho) -13 pp
2º- BL3 (Clauberto Andrade) - 34 pp

RGS-C - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Pirajá (Rubens Bueno) - 22 pp
2º- Rainha (Leonardo Pacheco) - 34 pp

RGS-Cruiser - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 23,5 pp
2º- YDYPY (Marco Aleixo) - 29 pp
3º- Cocoon (Luiz Caggiano) - 30,5 pp

Delta 32 - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Palmares (José Romariz Filho) -13 pp
2º- Asbar II (Sérgio Klepacz) - 33 pp

Skipper 21 - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Alegria (Carlos Alberto Gallo)-13 pp
2º- Sextante (Thomas Shaw) - 23 pp