História

Rugby

Uma lenda bem difundida diz que o esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby atual que atualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol atual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

A fundação da Football Association deu-se em 26 de outubro de 1863 com 21 clubes unificando as regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra como as de Cambridge, as de Sheffield e as de Rugby, durante quase uma década o futebol e o rugby foram o mesmo esporte.

Rompimento com a Football Association e formação da Rugby Football Union

Devido a um desentendimento do clube de futebol Blackheath (um dos fundadores da FA) cujo presidente era Francis Maude Campbell, sobre a retirada de 2 regras do futebol pela Football Association (uma era sobre carregar a bola com as mãos, a outra sobre os tackles), em 26 de janeiro de 1871 em uma reunião em um restaurante em Londres com representantes de 21 teams da Inglaterra é fundada a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo. Algernon Rutter foi eleito o primeiro presidente da RFU e as primeiras leis do esporte foram oficializadas em junho de 1871.

Primeiro Jogo Internacional

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.

Formação da IRFB (International Rugby Football Board)
 
Jogo entre País de Gales e Nova Zelândia em 1905. Devido a uma discussão sobre um try entre as seleções da Inglaterra e da Escócia em um jogo em 1884, foi criada em 1886 a International Rugby Football Board por Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra se recusou a participar da IRFB pelo fato de terem uma quantidade maior de clubes e por não aceitarem o fato da IRFB reger as leis do esporte. A IRFB proibiu seus membros de organizarem partidas contra a Inglaterra ou contra clubes ingleses até que a RFU aceitasse entrar para IRFB. A Inglaterra só aceitou entrar na IRFB em 1890. Em 1997 a IRFB mudou a sua sede de Londres para Dublin. Em 1998 a entidade passou-se a chamar simplesmente International Rugby Board (IRB).

 Desavenças e formação da Rugby League
Devido a desavenças sobre o pagamento de jogadores e profissionalismo do rugby em 29 de agosto de 1895 em um encontro em um hotel em Huddersfield 20 clubes deixaram a RFU e fundaram NRFU (Nothern Rugby Football Union) que em 1922 passaria a se chamar Rugby Football League. O mesmo aconteceu em 1907 com 8 clubes em Sydney na Austrália e foi formada a New South Wales Rugby League. Mais tarde com a autonomia dos 2 códigos do esporte eles começaram a se diferenciar em relação as regras.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook