História do Ciclismo

O O Ciclismo é um dos esportes com mais eventos nos Jogos Olímpicos. São quatro modalidades, com vários eventos cada: BMX, Mountain Bike, Pista e Estrada / Foto: Londres 2012 O O Ciclismo é um dos esportes com mais eventos nos Jogos Olímpicos. São quatro modalidades, com vários eventos cada: BMX, Mountain Bike, Pista e Estrada / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - França   
 

                       

       41                         25                        22


 

      2 - Itália
   

                   

       32                        16                       08


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       18                       24                       21


 

História do Ciclismo

Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como desporto, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. Em 1865, já existiam na Inglaterra alguns círculos entusiastas do esporte, e vinte anos depois, com sua difusão por toda a Europa, era fundada na França, a União Ciclística Internacional.

Desde a primeira Olimpíada da época moderna, em Atenas-1896, o ciclismo integra os jogos Olímpicos. Incluída no programa dos jogos olímpicos, poucos esportes alcançaram na Europa o prestígio do ciclismo, que passou a integrar os campeonatos pan-americanos e sul-americanos. As provas são realizadas individualmente ou em conjunto, em bicicletas de um ou dois lugares, de velocidade, de resistência ou de revezamento.

As corridas de estradas mais famosas são: Paris-Roubaix, Paris-Yours, Bordeaux-Paris, Milão-San Remo, a Volta da França, a Volta da Itália, a Volta da Espanha, a Volta de Portugal e as corridas de tempo, Grande Prêmio das Nações e Grande Prêmio da Suíça.

Velódromo, nome dado à pista onde são realizadas as provas de ciclismo, tem forma oval e possui uma circunferência entre 250 m e 333 m, com duas curvas inclinadas a 41º. O piso é feito de madeira de alta qualidade onde são pintadas linhas que servem de orientação para os cliclistas.

O ciclismo no Brasil já era praticado em fins do século XIX e, em são Paulo, já vinha sendo considerado como o esporte da moda, onde foi construído um velódromo. Em 1925, surgiu a Federação Paulista de Ciclismo. O primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1938, na cidade de Porto Alegre.

A bicicleta de competição é diferente da comum, sendo mais leve e dotada de dispositivos de mudança de marcha que permitem ao ciclista o desenvolvimento de maiores velocidades.

 

A modalidade   

Presente nos Jogos desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna, o ciclismo de pista combina velocidade, tática – e bicicletas sem freio! São cinco provas tanto para homens, quanto para mulheres: três individuais e duas por equipe

Esta prova promete ser a mais popular das quatro modalidades e será disputada no Velódromo do Parque Olímpico, com 10 pódios (cinco para homens e cinco para mulheres). 

Os eventos são os seguintes: velocidade individual, velocidade por equipes, keirin (corrida de 2 km com sete ciclistas), perseguição por equipes e omnium (estreou em Londres 2012, consiste no melhor de seis provas, como corrida, contra o relógio e perseguição individual). O Brasil não possui medalhistas olímpicos nesta modalidade. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook