Sérgio Marins é campeão do ranking senior e Zé Roberto do GP Top

Sergio Marins e Land Peter do Feroleto II: 3º lugar no GP e campeão do ranking brasileiro senior 2013 / Foto: Luis Ruas

Rio de Janeiro - Na tarde desse domingo, 8/12, o GP do Concurso de Salto Nacional Top Riders 2013 no Helvetia Riding Center em Indaiatuba (SP) definiu o campeão do ranking brasileiro senior. Sagrou-se campeão do GP o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica e Sergio Marins com seu Land Peter do Feroleto, 3º colocado no GP, computadas 9 etapas e um descarte, comemorou o título de campeão do ranking brasileiro senior 2013.

O páreo foi acirrado. Dos 24 concorrentes na 1ª volta, dez voltaram para a decisão sendo que somente dois sem faltas. Na 2ª volta do GP, cujo traçado teve assinatura do course-designer internacional Guilherme Jorge, ninguém garantiu duplo zero falta. Último a largar, Zé Roberto já era vencedor do GP com Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica, computando uma falta na 1ª passagem e pista limpa na 2ª, sem faltas, em 53s01. Montando Radiator JMen Sanol Dog Protécnica, Zé Roberto tentou cavar o duplo zero falta e a dobradinha, mas acabou cometendo uma falta no último obstáculo em 62s48 terminado na 4ª colocação.
 
O 2º posto do GP ficou com Artemus de Almeida montando Dimensional Landritter do Feroletto II que fechou com um derrube na soma das passagens, em 55s23, por São Paulo. Já o 3º posto foi de Sérgio Henrique Neves Marins com Top Team Land Peter do Feroleto,também com uma falta na 1ª volta e pista limpa na 2ª, em 58s02 – um resultado que garantiu ao cavaleiro de Minas Gerais o título de campeão do ranking brasileiro senior com 122 pontos.
 
O vice-campeonato do ranking brasileiro senior teve um empate entre Zé Roberto e Yuri Mansur, ambos com 118 pontos. Em 4º lugar chegou Francisco Musa, 99 pontos.
 
“Estou feliz demais, eu nem esperava por esse título. Agradeço a toda minha equipe que contribuiu pela minha vitória e, em especial, a Chiara Besenzoni, proprietária do Land Peter, pelo apoio incondicional”, destacou o campeão do ranking Sergio Marins, 43. “Valeu a regularidade. Monto o Land Peter desde os 5 anos e hoje ele tem 10. Sempre busquei não ter pressa e respeitar o ritmo do cavalo para um dia chegar ao nível mais alto e é esse meu conselho para todos os profissionais e também meus alunos”, pondera o cavaleiro. “Hoje fui campeão do Top Ten e me sinto um young rider com todo gás para buscar resultados cada vez melhores. Agora o Land Peter e eu vamos ter um merecido descanso. Meu próximo objetivo é buscar uma vaga equipe do Brasil no Odesur no ano que vem”, finalizou Marins, cavaleiro que defendeu o Brasil na modalidade Concurso Completo em Atenas 2004.
 
Zé Roberto, campeão do GP e vice-campeão do ranking ao lado de Yuri Mansur, também destacou o desempenho de Marins. “Estou satisfeito com meu resultado e a vitória do Marins foi merecida. Ele competiu o ano todo com somente um cavalo e foi super regular pontuando em todas as etapas.”
 
O GP Top Riders distribuiu 105 mil reais em premiação, sendo 30 mil para o campeão Zé Roberto e 22 mil para o vice Artemus. Marins, que embolsou a fatia de 18 mil pelo 3º lugar no GP, vai levar um carro 0km pela vitória no ranking brasileiro senior 2013.
 
Ranking brasileiro Senior 2013
 
Campeão Sérgio Henrique Neves Marins – FHMG – 122 pontos
2ºE José Roberto Reynoso Fernandez Filho – FPH – 118 pontos
2ºE Yuri Mansur Guerios – FPH – 118 pontos
4º Francisco José Mesquita Musa – FPH – 99 pontos
5º Adir Dias de Abreu Junior – FPH – 73 pontos
6º Felipe Amaral – FPH – 70 pontos
 
GP Final Top Riders
 
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica – FPH – 4/0/53s01
Vice Artemus de Almeida / Dimensional Landritter do Feroleto II – FPH – 4/0/55s23
3º Sérgio Henrique Neves Marins / Top Team Land Peter do Feroleto – FHMG – 4/0/58s02
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Radiator JMen II – FPH – 0/4/62s48
5º Adir Dias de Abreu Junior / Wingina – FPH – 5/0/59s84
6º Pedro Junqueira Muylaert / QH Celebration IV – FPH – 1/5/67s21