Morre presidente honorário da Federação Equestre Internacional

Pedro Oscar Mayorga, vice-presidente honorário e membro da FEI,ao lado do Príncipe Philip, presidente da FEI de 1964 a 1986 / Foto: Divulgação / CBH

Rio de Janeiro - Pedro Oscar Mayorga, presidente honorário e membro da Federação Equestre Internacional, faleceu tranquilamente em 6 de janeiro de 2014 cercado por sua família em Buenos Aires. Ele tinha 93 anos.

Cavaleiro olímpico de salto, chefe de equipe e oficial de alto nível no esporte, Mayorga foi o membro de FEI com mais longa atividade e ainda o primeiro latino-americano ligado a entidade.
 
Nascido em Buenos Aires em 1921, o ano em que a FEI foi criada, Pedro Oscar Mayorga começou a competir em eventos equestres em sua cidade natal aos 8 anos e foi bicampeão nacional da categoria junior. Em 1947 conheceu a amazona top Elena Argañaràz no circuito de salto e o casamento veio oito meses depois. Ambos competiram com sucesso em eventos FEI na Europa e América nos anos 50. Tiveram cinco filhos, três deles – Eduardo, Juan Francisco e o atual vice presidente da FEI Pablo Mayorga – estão envolvidos no esporte. 
 
Em 1955 e 1959, Mayorga integrou a equipe argentina nos Jogos Pan-americanos do México e Chicago. Mas provavelmente sua mais significativa conquista esportiva tenha sido o 4º posto por equipes nos Jogos Olímpicos de Estocolomo 1956, o melhor resultado da Argentina na competição até hoje. 
 
Mayorga ainda atuou como chefe de equipe da Argentina, foi delegado técnico, presidente do juri, membro do juri apelação em diversos eventos top internacionais, incluindo quatro Olimpíadas: Toqui 1964, Mexico City 1968, Munique 1972 e Montreal 1976.
 
Em 1956, enquanto reconhecia o percurso em Aachen (Alemanha), soube que o presidente da FEI o príncipe Bernhard da Holanda gostaria de conhecê-lo. Pouco tempo depois Pedro Oscar Mayorga se tornou membro da FEI. De 1965 a 1981 ele manteve os cargos de segundo e primeiro vice presidente da FEI. “A entidade não será a mesma sem você", declarou à época o príncipe Philip, presidente da FEI entre 1964 e 1986.
 
“A passagem de Pedro Oscar Mayorga é uma notícia muito triste para todos nós", declarou a princesa Haya, presidente em exercício da FEI. “Ele foi um cavaleiro talentoso, um chefe de equipe bem-sucedido, um oficial muito respeitado e membro e vice-presidente pelo período mais longo na história da nossa entidade, além de ser um gentleman que eu admirava muito. Dedicou a sua vida a serviço do nosso esporte com uma contribuição realmente excepcional. Nossos pensamentos estão com sua família, especialmente, com nosso querido amigo, o segundo vice-presidente da FEI Pablo Mayorga. O legado de Pedro Oscar Mayorga’s seguirá vivo através de seu filho.