Brasileiro e Internacional de Adestramento começam nesta sexta, 10, no Rio

Modalidade olímpica terá disputas na capital fluminense até domingo, 12; evento vai contar com cerca de 80 conjuntos de todo o país / Foto: DivulgaçãoModalidade olímpica terá disputas na capital fluminense até domingo, 12; evento vai contar com cerca de 80 conjuntos de todo o país / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Atletas olímpicos e iniciantes do hipismo estão prontos para entrar em ação no Campeonato Brasileiro de Adestramento de 2017. A competição, que começa nesta sexta-feira, 10, no Rio de Janeiro, vai contar com outros eventos paralelos como o Concurso Internacional (CDI3*), o Desafio Brasil, a Taça Brasil e o Brasileiro de Cavalos Novos da modalidade que é uma das mais charmosas do programa olímpico.
 
Dentre os cerca de 80 conjuntos que estarão na capital fluminense está um trio que representou o Brasil em Rio 2016, há pouco mais de um ano: os irmãos Luiza e Pedro Almeida e Giovana Pass. Além dos Jogos da Cidade Maravilhosa, Luiza, inclusive, esteve presente nas outras duas últimas edições das Olimpíadas (Pequim 2008 e Londres 2012).
 
“É bom a gente ter a oportunidade de voltar ao Rio para uma competição nacional. Principalmente para descentralizar os torneios de São Paulo e expandir mais o esporte para se chegar a outros lugares e alcançar um público diferente”, defende a paulistana de 26 anos, que foi bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o ouro individual e a prata por equipes nos Jogos Mundiais Militares Rio 2011.
 
Um olho no Rio e outro fora do país - De volta à Cidade Maravilhosa, Luiza mira nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, que serão realizados em maio, na Bolívia. É que o Concurso Internacional do Rio, do qual ela vai participar, servirá como uma das etapas da seletiva que definirá os conjuntos brasileiros que estarão na disputa do ano que vem no país vizinho.
 
Já Giovana Pass, 19, que foi a caçula da delegação brasileira de hipismo em Rio 2016, foca, além do CDI*, nas outras competições nacionais na capital fluminense. Ela conta que na preparação para os desafios intercalou dias de treino técnico com dias de treino de condicionamento físico. E se ela espera sair da cidade vitoriosa?
“Quem não espera? Na verdade, respeito muito meus colegas e sei que no Adestramento as coisas só se decidem no final. Mas estamos trabalhando sério e torço para que os resultados sejam tão bons quanto os treinos”, Giovana torce.
 
Hipismo x Basquete - Enquanto a elite do Adestramento nacional que virá ao Rio está de olho nas seletivas para competições internacionais, os atletas da base da modalidade querem pegar experiência e melhorar seus desempenhos pessoais. Não é mesmo, Isabela Notfhat?!
 
A carioca de 21 anos já competiu como jogadora de basquete, mas foi no Adestramento que se encontrou. Praticante da modalidade nos últimos dois anos, ela já acumula dois títulos estaduais: o de campeã Iniciante de 2016 e o de campeã Elementar de 2017.
 
“Já praticava saltos e sempre que tinha problemas por lá, via no Adestramento a solução para melhorar meu desempenho nos obstáculos”, Isabela relembra. “Mas desde que ganhei o manga-larga El Loco, percebi que o Adestramento poderia melhorar cada vez mais a performance do meu cavalo; e tem dado certo”, conta a jovem atleta.
 
Atleta e veterinária - Também com 21 anos de idade, Paloma Almeida tem bem menos tempo de Adestramento do que conterrânea (10 meses), mas a paixão pela modalidade é a mesma. Tanto que a jovem amazona decidiu cursar a faculdade de veterinária pelo amor aos cavalos. 
 
Hoje, no quinto período do curso superior e menos de um ano no Adestramento, a carioca acabou de conquistar, em setembro passado, a medalha de bronze na categoria Intermediária do Campeonato Estadual.
 
“Tenho treinado todos os dias, muito animada, ansiosa, com dedicação e disciplina. Estou muito focada e me concentrando nos mínimos detalhes”, Paloma descreve sua rotina para o novo desafio. “Quero montar bem e superar minhas dificuldades, fazendo uma boa competição. Meu objetivo principal é evoluir na modalidade, mas se alcançar algum pódio ficarei muito realizada”, ela completa.
 
Concurso Internacional, Brasileiro, Taça Brasil, Desafio Brasil e Brasileiro e Brasileiro de Cavalos Novos de Adestramento
Data: de 9 a 12 de novembro, a partir das 9h
Local: Sociedade Hípica Brasileira, Av. Borges de Medeiros, 2448, Lagoa, Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: Entrada franca
Mais informações: www.feerj.com.br
 
Programação:
 
Sexta-feira (10 de novembro)
Concurso Internacional de Adestramento
Campeonato Brasileiro
Brasileiro de Cavalos Novos
Taça Brasil
 
Sábado (11 de novembro)
Concurso Internacional de Adestramento
Campeonato Brasileiro
Brasileiro de Cavalos Novos
Desafio Brasil-RJ
Taça Brasil
 
Domingo (11 de novembro)
Concurso Internacional de Adestramento
Campeonato Brasileiro
Taça Brasil

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook