Brasileiros conquistam o 5º posto no Mundial Junior e Young Riders na Itália

Equipe teve 100% aproveitamento. Próximo desafio da nata do Enduro brasileiro é o Pan-Americano de Enduro Young Riders e Adultos em Punta Del Este, no Uruguai, entre 10 a 15/10 / Foto: Lulu AbreuEquipe teve 100% aproveitamento. Próximo desafio da nata do Enduro brasileiro é o Pan-Americano de Enduro Young Riders e Adultos em Punta Del Este, no Uruguai, entre 10 a 15/10 / Foto: Lulu Abreu

Itália - No último sábado, 23, a equipe do Brasil obteve um excelente resultado no Campeonato Mundial de Enduro para Young Riders e Juniores 2017, nas trilhas de Verona, na Itália.
 
Na disputa de 120 km em quatro aneis, a equipe do Brasil - Rodrigo Moreira Barreto / Kohleian Elvira (5h53min48s e velocidade média de 20,44 km/h) - 16º lugar individual, José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Aberllwyds Pharelma (5h55min58s - velocidade média 20,31km/h) - 21º lugar, Luiz Felipe Pupo Galvão Rossi / Anturio Della Bosana (6h20min26s - velocidade média de 19km/h) - 28º lugar e Gabriela Carvalho Moreira de Abreu / Montalban Endurance (6h28min38s - velocidade média 18,6 km/h) - 31º lugar - conquistou um importante 5º posto com tempo total de 18h10min12s. Léo Abreu foi o chefe de equipe e Dudu Barreto, diretor de Enduro da CBH, atuou como técnico e veterinário.
 
Fazendo jus ao favoritismo, a equipe dos Emirados Árabes Unidos foi campeã, 15h11min18s. A Espanha foi prata, 15h30min35s e o Quatar, bronze, 16h14min15s. Já o 4º posto ficou com a França, 17h25h35. Atrás do Brasil, 5º colocado, chegaram as equipes de Portugal, Tunísia, Suécia, EUA e demais equipes não terminaram a competição com o mínimo de 3 conjuntos após o 4º e último anel.
 
Para Rodrigo Barreto, 21, o Mundial foi especial. "O nível estava realmente muito alto, porque a maioria das equipes terminou com os quatro conjuntos", contou Rodrigo, já de volta a Brasília. "Montei a Kohleian Elvira, de 13 anos, adquirida no início do ano e que está hospedada no Centro de Treinamento Blue Ride na França", explicou o cavaleiro que também integra a equipe Young Riders no Pan, em meados de outubro no Uruguai. "Lá eu vou competir com Lyad El Emir, um puro sangue árabe de 13 anos, que embarca essa semana para Punta del Este."
 
O top brasileiro do interior paulista José Caio Frisoni, de 17 anos e que compete desde os cinco, bicampeão brasileiro 120 km, campeão do ranking da CBH 2016, entre outras conquistas, tem motivos de sobra para comemorar em 2017. Após liderar o ranking FEI de Enduro Young Riders está em 3º lugar e deve voltar a subir na próxima contagem no final do mês. 
 
Dudu Barreto destacou a importância da conquista brasileira. "O resultado foi excelente. Creio que o Brasil não obtinha 100% de aproveitamento em Campeonatos Mundiais há 10 anos. Fomos com o objetivo de correr entre 19 e 21 km/h de acordo com as possibilidades de cada conjunto e que todos completassem a prova. Objetivo cumprido com louvor! Agradeço a todos que de alguma forma ajudaram e acreditaram nesse projeto. Parabéns aos nossos Young Riders que mostraram muita união, competência e espírito de equipe."
 
No pódio individual teve dobradinha dos Emirados Árabes, Saeed Salem Atiq Khamis Almuhairi / Rabdan foi ouro em 4h58min41, tempo que computa a marca dos 4 aneis montando já descontando os intervalos nos três vetchecks antes do último anel. Ghanim Said Salim Al Owais com Shadeedah foi prata, 05h03min13s, e a espanhola Maite Pradera Ledo com Qualif du Poncelet comemorou bronze, 05h08min01s. Ao todo somente 55 dos 93 cavaleiros e amazonas de 33 países cruzaram a linha de chegada.
 
Agenda - Agora a nata do enduro brasileiro se prepara para o Pan-Americano de Enduro Young Riders e Adultos em Punta Del Este, no Uruguai, entre 10 a 15/10. Na categoria Young Riders estão convocados José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Cabo Frio CSM ou Zane Grey Endurance, Luciana Rehder Toledo /Novo Prado Norman. Luiz Felipe Pupo Galvão Rossi / Absolluto VE, Rodrigo Moreira Barreto / Lyad El Emir, Tiago Manetta Bicalho de Lana / Nuri El Dinn e os reservas Fernanda Carvalho M. de Abreu / Pocahontas HVP, Rodrigo Storani Saliba / Wild Bill Rach e Gabriela Carvalho M. de Abreu / Elite.
 
Defendem o Brasil na categoria Adultos Maria Vitória Liberal Lins / Quick Girl HEB, Monica Pinto Lima Graziano / RSC Burbara ou Caete CSM, Paulo Roberto dos S. de Macedo / Salaam de Maire, Rafaela Moreira Barreto / Linda de Floripa e os reservas Ana Carla Maciel / Beserol Endurance, José Antônio da Silva Machado / Vigo Rach, Cecilia Gazzola / Imosec Endurance, Antônio Marcelino Gomes Neto / Hermes VE e Carlos Augusto A. Paes de Barros / Rachel Endurance.
 
FEI Endurance World Championship for Young Riders & Juniors 2017
 
Resultado equipes
 
Resultado individual
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook