Seleções de base Masculinas fazem trabalho integrado em Blumenau

Cléber Andrade faz parte da Seleção Júnior / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - O SESI de Blumenau (SC) irá receber a nova e promissora geração do handebol brasileiro masculino nos próximos dias. As Seleções Júnior e Juvenil estarão reunidas, a partir desta terça-feira (10), para uma fase de treinamento de olho nas competições que as duas categorias terão este ano: Pan-Americanos e Mundiais. 
 
Para a Júnior, a empolgação é ainda maior, pois os dois campeonatos serão realizados no Brasil. O Pan será logo no final de março, em Foz do Iguaçu (PR), já o Mundial está marcado para o fim de julho, no Rio Grande do Sul, portanto, a ordem é lapidar o trabalho feito também durante os anos anteriores. As atividades integradas visam também ao desenvolvimento da modalidade como um todo.
 
Os treinos serão comandados por grandes ídolos da história da modalidade. Na equipe Júnior, o técnico é Hélio Justino, o Helinho, ponta que integrou a Seleção Brasileira por muitos anos. Já no Juvenil, Ivan Maziero, o Macarrão, foi um dos maiores representantes do País nas quadras por mais de uma década. O trabalho dos dois será somado à experiência do coordenador das Seleções Masculinas e técnico da equipe Adulta, o espanhol Jordi Ribera, que também estará presente.
 
A equipe Júnior somente não poderá contar com dois talentos que fizeram a diferença no Mundial Adulto, finalizado na semana passada em Doha, no Qatar. O central João Pedro da Silva e o armador José Guilherme de Toledo não estarão nesta fase por conta de compromissos com seus clubes na Espanha. Como conta com 20 atletas na convocação, Helinho disse que para a Seleção Júnior este ainda é mais um momento de avaliação. "Ainda não teremos o João e o Zé que não podem vir e são jogadores importantes. Temos também a possibilidade de que alguns atletas juvenis façam parte da equipe para os compromissos deste ano, por essa razão também, estamos fazendo as duas fases juntas", contou o técnico. 
 
Helinho revela que será um momento importante, pois os atletas estão em período de férias dos clubes, portanto, fora de temporada. "Como estamos no início do ano, vamos procurar dar bastante ênfase à parte física, intercalando com os treinos técnicos. Ainda teremos mais duas fases antes do Pan-Americano, uma na segunda quinzena de março e a outra antes do início da disputa", complementou. 
 
Já Macarrão tem em mãos uma lista ainda mais extensa, com 30 atletas, entre eles, alguns que vêm da categoria Cadete e já demonstraram talento suficiente para integrar a equipe Juvenil. "Como temos uma lista muito grande de jogadores, teremos que separá-los em dois grupos e fazer treinos alternados. A nossa ideia é mesclar aqueles que já faziam parte do Juvenil e os Cadetes que se destacaram no Acampamento da categoria. Queremos implantar melhorias na equipe como um todo e dar continuidade ao trabalho que está sendo feito."
 
O catarinense destaca a importância desse intercâmbio entre as categorias, mantendo a mesma filosofia de treinamento desde o Cadete até a equipe Adulta. "O fato de termos os dois Mundiais esse ano nos permite fazer esse trabalho integrado, o que é fundamental para o crescimento da modalidade. A equipe Júnior está a mais tempo junta e a Juvenil está entrando no segundo ano de trabalho com esse grupo. Vamos integrar novos atletas, que apesar de bem novos, têm possibilidade de fazer parte do grupo", encerrou Macarrão.        
 
Veja Também: