Seleção Feminina de Handebol mira 2016 com forte trabalho emocional

Alessandra Dutra inicia trabalhos para os próximos grandes eventos / Foto: Divulgação

São Paulo - Se 'a fé move montanhas', um forte trabalho psicológico também, ainda mais no mundo esportivo. Com foco total nos compromissos do próximo ano e, é claro, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a Seleção Feminina de Handebol não quer perder tempo com relação a isso. 
 
Cada minuto agora é importante e colocar a cabeça nos objetivos também. Em 2015, as atuais campeãs mundiais têm, entre outros desafios, os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o próximo Mundial, marcado para dezembro, na Dinamarca. Aproveitando a presença no País nórdico desde este domingo (5), para a disputa da Golden League, o grupo está dando início a um forte trabalho específico para estes campeonatos. 
 
As atividades serão coordenadas pela psicóloga da Seleção, Alessandra Dutra, sob os olhos atentos do técnico Morten Soubak. "Nesta fase, vamos juntar a oportunidade com a otimização. Estávamos esperando essa fase com muita vontade. É um torneio de altíssimo nível e bem propício para o estudo das adversárias, que já estão em fase de competição", revelou Alessandra, lembrando que o Brasil irá enfrentar não somente as donas da casa mas também a Noruega e a França, todas grandes potências do handebol feminino. 
 
As reuniões individuais com a psicóloga começaram nesta nesta segunda-feira (6). "Aqui, vamos utilizar o cenário de alta performance para poder introduzir os conceitos que vamos aplicar nas meninas, não somente para o Mundial, mas também para as Olimpíadas. Cada uma irá iniciar o trabalho específico e tem como tema o foco. Vamos construir, reforçar e alimentar o foco e também as metas, que depois irão se transformar em metas reais, experimentadas em outros grandes eventos, para poder chegar ainda mais estruturadas aos grandes desafios que temos pela frente, buscando o que precisamos buscar, que é a medalha", acrescentou Alessandra.
 
No quesito técnico, o grupo também pode esperar muito e sabe que terá um belo teste pela frente. "Há nove meses não fazemos jogos com essa intensidade. Será o maior desafio que teremos depois do Mundial, contra equipes europeias e TOPs. Estamos em um momento diferente do delas. O foco dessas equipes é o Campeonato Europeu, ainda este ano, por isso, teremos uma liberdade maior para fazermos experiências e observações. Estamos muito contentes com essa competição, pois vamos fazer avaliações e traçar novas ideias", contou Morten Soubak. 
 
O treinador lembrou da possibilidade que o Brasil tem de disputar um torneio na Espanha em novembro, o que também contribuiria para o início deste trabalho. "Com esses eventos, queremos fazer uma avaliação em dezembro para implementar os novos conceitos. Vamos poder ver o que será necessário para colocar tudo isso em prática", acrescentou. 
 
Na Dinamarca, o Brasil enfrenta a Noruega nesta quinta-feira (9). O segundo confronto será contra a Dinamarca, no sábado (11), e no domingo (12) as adversárias serão as francesas. 
 
Seleção Brasileira Feminina
 
Goleiras: Bárbara Arenhart (Baia Mare-Romênia) e Mayssa Pessoa (Bucharest-Romênia).
 
Pontas: Alexandra Nascimento (Baia Mare-Romênia), Célia Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Bucharest-Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Liblin-Polônia) e Samira Pereira da Silva Rocha (OGC Nice-França).
 
Armadoras: Deonise Fachinello (Bucharest-Romênia), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO KC-Hungria), Karoline Souza (Nykobing F-Dinamarca), Moniky Bancilon (ES Besancon Feminin-França) e Patrícia Batista da Silva Parolin (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ).
 
Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo (Bucharest-Romênia) e Mayara Fier de Moura (Nykobing F-Dinamarca).
 
Pivôs: Daniela de Oliveira Piedade (Siofok KC-Hungria), Elaine Gomes Barbosa (Nykobing F-Dinamarca), Fabiana Carvalho Diniz (HBC Nantes-França) e Tamires Morena Lima de Araújo (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ). 
 
Comissão técnica
 
Técnico: Morten Soubak
Supervisora: Rita Orsi
Assistente técnico: Alex Aprile
Psicóloga: Alessandra Dutra
Fisioterapeuta: Marina Calister
Massoterapeuta: Aparecida Rocha Pereira
Nutricionista: Júlia do Vale Bargieri