Rivalidade esquenta a fase final da Liga Nacional Masculina

Goleiro Maik Santos, do Taubaté (SP) / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - A reta final da Liga Nacional Masculina de Handebol está se aproximando e o clima de rivalidade aumenta ainda mais. Agora, dos onze times que começaram a competição, restam apenas quatro. TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ), Unimed/UEM/Maringá (PR) e Esporte Clube Pinheiros (SP) seguem na disputa pelo título. As semifinais, disputa do terceiro lugar e a grande decisão serão de 4 a 7 de dezembro, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida do Norte (SP).
 
A primeira partida da fase final será entre TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) e Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ), que se enfrentarão na quinta-feira (4), às 20h, de olho em uma vaga na final. O duelo, que terá transmissão ao vivo dos canais SporTV, terá, de um lado, os paulistas, atuais campeões, que fecharam a etapa classificatória sem sofrer nenhum resultado negativo e que contam com a base da atual Seleção Brasileira. De outro, a juventude da equipe carioca, que foi montada este ano e, embalada, já figura entre os melhores do País. 
 
O Taubaté (SP), que conta com média idade de 27 anos, chegou às semifinais como um dos grandes favoritos ao título. Para reforçar esse fato, no último domingo (23), a equipe foi campeã dos Jogos Abertos do Interior, ao vencer a Metodista (SP). Mesmo em uma ótima fase, o técnico Marcus ‘Tatá’ recomenda pés no chão. 
 
"A FAB (RJ) tem uma equipe jovem, que cresceu bastante na competição. Inclusive, já apostávamos que eles chegariam até aqui. Estão bem e têm uma defesa muito consistente. Nós vencemos os dois jogos contra eles na etapa classificatória, mas foram duas partidas difíceis. Não dá para relaxar", alerta Tatá, lembrando das vitórias por 32 a 29, em setembro, e 31 a 26, em outubro.
 
Com um grupo formado por atletas experientes, o Taubaté (SP) contará com a volta do goleiro Maik e do ponta Diego Lago. Já o retorno de outros três jogadores - o armador Japa, o central Diogo Hubner e o ponta Lucas Cândido, todos se recuperando de lesões - ainda não está confirmada. Apesar dos desfalques, Tatá aposta em um bom resultado. "A nossa equipe é experiente e está muito focada e motivada. Temos o objetivo de vencer a Liga Nacional mais uma vez e restam apenas três jogos para isso", concluiu o técnico.
 
Já a FAB (RJ) é um time mais jovem, com média de 20 anos, e formado por atletas que integram categorias de base e alguns ainda no primeiro ano de adulto das Seleções Brasileiras. A equipe foi montada este ano e já vem surpreendendo. E justamente o fato de ser o único novato nesta fase decisiva é que anima a todos os envolvidos. As expectativas, segundo o técnico Carlos Eugênio Azevedo, são as melhores possíveis.
 
"Estou feliz por já termos chegado até aqui. O ano foi muito bom para nós, mas buscamos sempre mais. Procuro conversar sempre com os meninos e mostrar o quanto estamos crescendo, mas que, para sermos ainda maiores, precisamos ‘derrubar’ os que estão acima de nós. Dou sempre o exemplo do tenista Guga, já que, para chegar aonde chegou, teve que superar inúmeros adversários fortes", aconselha o treinador Carlos Eugênio Azevedo. 
 
O técnico do time carioca relembra os resultados anteriores para motivar ainda mais o seu time. "Já conquistamos vitórias importantes contra equipes tradicionais, como Pinheiros, São José e Itajaí, o que foi muito positivo para nós, mas, desta vez, enfrentaremos a base da Seleção Brasileira, que é o time a ser batido atualmente",  constata Eugênio.
 
No encontro entre paulistas e cariocas na semifinal, Eugênio aposta em um placar diferente daqueles da primeira fase. "Estamos trabalhando forte para reverter essa situação e estudando muito o nosso adversário para que isso não se repita. Como nos enfrentamos recentemente, sabemos dos pontos fortes e fracos e isso facilita no momento de identificarmos as ações. Vamos para a semifinal com a equipe completa, após um jogo duro nas quartasl, onde conquistamos mais uma vitória", finalizou Eugênio.
 
Fase final - Os quatro semifinalistas jogarão no dia 4 e no dia 5. A partida entre TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) e Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) será realizada às 20h nos dois dias, enquanto Unimed/UEM/Maringá (PR) e Esporte Clube Pinheiros (SP) se enfrentarão às 22h nas duas ocasiões.
 
Troca de ingressos - O público terá uma grande oportunidade de conferir de perto disputas de alto nível e poderá trocar os ingressos por um quilo de alimento não perecível no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida do Norte (SP), a partir da próxima terça-feira (2), das 8h30 às 17h, e nos dias dos confrontos se ainda estiverem disponíveis. Serão dois mil ingressos por dia. A arrecadação será doada à instituições carentes. 
 
Credenciamento de imprensa - Os profissionais interessados na cobertura da etapa final devem se credenciar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., enviando nome, RG, função, veículo de comunicação, e-mail e telefone.
 
Programação
 
Quinta-feira (4)
Primeira rodada da semifinal
20h - TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) x Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
22h - Unimed/UEM/Maringá (PR) x Esporte Clube Pinheiros (SP)
 
Sexta-feira (5)
Segunda rodada da semifinal
20h - TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) x Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
22h - Unimed/UEM/Maringá (PR) x Esporte Clube Pinheiros (SP)
 
Domingo (7)
16h30 - Disputa do terceiro lugar
19h30 - Final
 
Serviço
 
Fase final da Liga Nacional Masculina de Handebol
Datas: 4, 5 e 7 de dezembro
Local: Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, na Avenida Doutor Júlio Prestes, S/N, Bairro Ponte Alta, em Aparecida do Norte (SP)
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível