Qatar surpreende na primeira rodada do grupo B do Mundial Júnior

Ahmad Madadi foi o artilheiro do jogo com oito gols / Foto: Eugênio Sávio

Minas Gerais - Na primeira rodada do grupo B do Mundial Júnior Masculino de Handebol, que está sendo realizado em Uberaba (MG) e Uberlândia (MG) até 1ª de agosto, não faltaram jogos emocionantes. 


A partida que abriu a chave foi entre Espanha e Qatar. Com mais tradição no handebol, os espanhóis fizeram grande primeiro tempo e superaram os cataris por 16 a 11. Mas, quem imaginava que os asiáticos seriam presa fácil para os europeus se enganou. Treinados pelo espanhol Valero Rivera (campeão Mundial Adulto com a Espanha em 2013), o Qatar voltou para o segundo tempo com tudo e foi encostando no placar. Faltando dois minutos para o final de jogo, a seleção asiática tomou a dianteira do marcador e venceu a partida por 27 a 26. O artilheiro do duelo foi Ahmad Madadi, com oito gols marcados.

De acordo com Rivera, o fato dele ser espanhol não trouxe vantagem ao Qatar. "Essa é a equipe Júnior da Espanha. Não conheço os jogadores com profundidade. O importante foi a reação do nosso time na segunda etapa. Eles jogaram da maneira que eu queria. Fiquei muito contente com a equipe", disse o treinador.

Perguntado se o Qatar buscava voos altos na competição, Rivera foi modesto. "Sabemos que a melhor classificação do Qatar em Mundiais Júnior foi a 12ª posição. Nosso objetivo é melhorar esse número, sempre com respeito aos adversários. Claro que começar vencendo foi importante para alcançar esse objetivo", finalizou.

Se Espanha e Qatar fizeram partida equilibrada, Portugal e Romênia não fizeram diferente. Em jogo muito duro, com três expulsões, as equipes empataram em 26 a 26 (15 a 11 no primeiro tempo). Portugal começou o confronto bem taticamente e não deixou a Romênia ficar na frente do placar em nenhum momento sequer. Os romenos, porém nunca estiveram muito atrás. Quando faltavam 20 segundos para o final do jogo e o placar marcava 26 a 25 para Portugal, a Romênia converteu uma cobrança de sete metros para buscar o empate. Miguel Martins, de Portugal, e Nicusor Negru, da Romênia, foram os goleadores do duelo com sete gols cada.

Técnico português, Luis Monteiro, lamentou o resultado. "O jogo foi muito duro. Não foi uma partida de juniores, mas de homens. Tivemos dois erros no final da partida que custou a vitória. A nossa viagem foi desgastante e caímos de rendimento nos últimos dez minutos. O handebol é assim. Tínhamos o jogo na mão, mas no final eles saíram contentes e nós tristes", declarou.

Já na última partida do grupo B, a Sérvia se sobressaiu a Angola desde o início. Angola só conseguiu marcar o primeiro gol na partida aos 14 minutos, quando os sérvios já tinham cinco. No final do primeiro tempo, o marcador já estava em 16 a 3 para os europeus. Na segunda etapa, os africanos voltaram melhor, mas não foram páreos para o poder de fogo sérvio. Ao final do jogo, o placar ficou em 31 a 14 para a Sérvia.

Artilheiro da partida com sete gols, o angolano Manuel Antonio Nascimento parabenizou a equipe. "Sabíamos que seria um jogo difícil. A Sérvia é muito forte, mas tivemos uma boa atuação. Precisamos melhorar para as partidas contra Portugal e Romênia, quando teremos mais chances de vencer", disse.

"É a primeira vez da maioria desses garotos em um torneio dessa magnitude. Por isso, eles entraram nervosos e com pouca atitude. Nós também deixamos de aproveitar algumas oportunidades. Mas o que precisamos melhorar mesmo é a atitude e entrar mais concentrados", avaliou o técnico angolano, Filipe de Carvalho Cruz.

O Mundial Júnior Masculino de Handebol está sendo realizado nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, até o dia 1º de agosto, e reúne 24 seleções. Todas as partidas do campeonato serão transmitidas pelo site oficial do torneio: www.brazilhandball2015.com.

 

Veja Também: