Mundial Júnior: Romênia e Portugal vencem e lideram juntos grupo B

Qatar fez jogo emocionante com a Romênia / Foto: Eugênio Sávio

Minas Gerais - O quarto dia do Mundial Júnior Masculino de Handebol trouxe o melhor jogo realizado até o momento no Ginásio Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Qatar e Romênia brigaram pela vantagem no placar do início ao fim, mas os europeus levaram a melhor e garantiram o primeiro lugar do grupo B, empatados com Portugal, que venceu a Sérvia em outro grande duelo. Por fim, a Espanha fez valer o favoritismo e bateu Angola.

Qatar e Romênia abriram a rodada do grupo B em grande estilo. No começo, parecia que o Qatar repetiria a boa atuação diante da Espanha, mas a equipe da Romênia equilibrou as ações jogando com muita raça. A partir dos 10 minutos do primeiro tempo, a partida foi disputada gol a gol e com muitas viradas. Faltando 30 segundos para o final do confronto e com o placar empatado, a Romênia teve uma cobrança de sete metros. O público presente no Sabiazinho acompanhou de pé a equipe europeia converter o arremesso e segurar os cataris para saírem com a vitória de 32 a 31 (16 a 16 no primeiro tempo) aplaudidos pelos espectadores.
 
Os artilheiros da partida, com dez gols marcados, foram Ramon Somlea, da Romênia, e Amir Denguir, do Qatar. De acordo com o romeno, a seleção europeia mostrou o seu valor. "No primeiro jogo, não confiamos muito em nós e empatamos com os portugueses, que têm um bom time. Nesse entramos mais motivamos pela vitória e demos 100%. Nós temos um bom time e agora provamos isso", afirmou Somlea.
 
No confronto seguinte, a Espanha não teve dificuldades em passar por Angola, mas decepcionou pelo handebol apresentado. Mesmo com muito mais tradição e melhores tecnicamente, os espanhóis saíram atrás do placar. Em pouco tempo, a equipe europeia tomou conta do jogo, mas não conseguiu abrir grande vantagem no primeiro tempo (17 a 12 para a Espanha). A segunda etapa foi muito parecida com a anterior. Os europeus jogaram apenas o suficiente para dominar os angolanos e fecharem a partida em 32 a 21. O goleador do duelo foi o espanhol Álvaro Navasa, com nove gols.
 
O técnico de Angola, Filipe de Carvalho Cruz, reconheceu a qualidade do adversário. "Encontramos dificuldades contra essas equipes mais fortes fisicamente. Tentamos vencer, mas não foi possível. Só nos resta aplaudir. O adversário foi superior. Temos que crescer a cada jogo. Hoje fomos melhor do que ontem e esperamos evoluir mais amanhã", analisou.
 
A partida que fechou a noite foi entre Portugal e Sérvia. Os portugueses mostraram uma força surpreendente e ficaram na frente do marcador durante os 60 minutos. Novamente em um jogo duro, com muitas faltas, Portugal fez uma partida emocionante decidida apenas nos minutos finais. Os sérvios, em contrapartida, esqueceram do jogo e caíram no jogo com muitas faltas do adversário. No final, Portugal saiu com a vitória por 27 a 24 (16 a 13 no primeiro tempo). Os artilheiros foram o sérvio Darko Dukic e o português Francisco Leitão, com seis gols cada.
 
Para o goleiro João Moniz, destaque de Portugal, a Seleção mostrou para o que veio. "Temos que mostrar que podemos jogar bem em grandes competições como esta. Nosso grande mérito foi a união. Trabalhamos juntos, somos uma família. Hoje todos se ajudaram na defesa e conseguimos fazer grande partida", analisou o goleiro, que teve 38,5% de defesas efetuadas.
 
"Foi um jogão. Como dizem os brasileiros: foi show de bola", resumiu o técnico português Luis Monteiro, animado pela vitória, na passagem pela zona mista.

Veja Também: