Mundial Júnior: Goleiro classifica Portugal no último minuto

João Muniz salvou Portugal / Foto: Eugênio SávioMinas Gerais - A última rodada do grupo B do Mundial Júnior Masculino de Handebol não poderia ser melhor. Portugal, que brigava pelo quarto lugar com a Sérvia, carimbou passaporte para as oitavas de final com uma defesa espetacular no último segundo da partida contra Angola. Já o Qatar, que tinha a esperança de ficar em primeiro lugar na chave, perdeu para a Sérvia e ficou em terceiro. Na partida que decidia a liderança do grupo B, Romênia e Espanha fizeram jogo eletrizante, mas os espanhóis levaram a melhor.


Os torcedores que assistiram a partida entre Angola e Portugal na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG), não se arrependeram. Com amplo favoritismo, Portugal saiu na frente. Porém, os angolanos, com muita raça, surpreenderam e fecharam o primeiro tempo com a vantagem de 14 a 12 no marcador. Na segunda etapa, os africanos chegaram a ampliar a vantagem, mas como nas partidas anteriores, caíram de rendimento nos 15 minutos finais. Os europeus aproveitaram e voltaram à frente do placar no final da partida. Com o duelo em 27 a 26 para Portugal, faltando dez segundos para o término do jogo, Angola aproveitou passe errado português e puxou contra-ataque com Otinel Pascoal e Domingos Cristóvão. Na hora do arremesso, João Moniz, goleiro de Portugal, deu o bote certeiro e defendeu o arremesso de Cristóvão para o delírio do público e lamento dos sérvios, que assistiam a chance da vaga para as oitavas de final ir embora com a defesa do goleiro.

"Não pensei em nada. Simplesmente tentei ocupar o máximo de espaço possível levantando os braços e senti a bola explodir no meu braço direito", relatou o goleiro João Moniz.

Com a vitória, Portugal vai enfrentar a fortíssima Suécia, que é a atual campeã do Mundial Júnior e está invicta na competição realizada no Brasil. "Perdemos a confiança depois de um começo brilhante. Temos que melhorar novamente. A única coisa que podemos fazer para superar a Suécia é assistir os vídeos e estudar muito", disse o técnico português, Luis Monteiro.

Na partida seguinte, Sérvia e Qatar fizeram confronto diferente no grupo marcado pelo equilíbrio. Mesmo já fora das oitavas de final com a vitória de Portugal, os sérvios entraram em quadra para apagar o mau handebol que apresentaram anteriormente. Depois de um primeiro tempo equilibrado (15 a 13 para a Sérvia), os europeus voltaram inspirados do intervalo, dominaram os cataris e superaram o adversário pelo ótimo placar de 37 a 22. Os artilheiros do duelo foram os sérvios Aleksander Kurtes e Stefan Terzic, com seis gols cada. Com a derrota, o Qatar ficou na terceira posição do grupo B e vai enfrentar a Bielorrússia nas oitavas de final.

Mesmo fora da próxima fase, o Terzic elogiou a postura do time. "Torcemos muito para Angola empatar o jogo, mas não deu. Entramos no jogo meio chateados, mas mostramos que somos guerreiros e jogamos sem pensar nos outros resultados. Fiquei satisfeito, foi nossa melhor partida no Mundial", disse.

O duelo que fechou a noite na Arena Sabiazinho valia nada mais que a liderança do grupo B. Espanha e Romênia fizeram um primeiro tempo cheio de viradas. No final do período, porém, a Espanha aproveitou alguns erros de ataque do adversário e criou pequena vantagem de três gols (15 a 12 para Espanha). Em franca evolução no campeonato, a Espanha mostrou força na segunda etapa e aproveitou os erros técnicos dos romenos para vencer por 23 a 18. Os goleadores da partida foram o romeno Dan Emil Racotea e o espanhol Aleix Gomes Abello, com sete arremessos certeiros para cada.

Técnico da Espanha, Isidoro Martinez Martin, destacou a evolução da equipe no campeonato. "Nosso time foi de menos para mais. Nosso nível defensivo evoluiu jogo a jogo no torneio e ficamos na primeira posição. Vamos enfrentar a Rússia, que tem um time alto e com bons arremessos de longa distância. Mas temos recursos defensivos para neutralizar essa arma", declarou.
 

Veja Também: