Mundial Júnior: Espanha vence Portugal e se recupera

Isidoro Martin, técnico da Espanha / Foto: Eugênio Sávio

Minas Gerais - No grupo mais disputado do Mundial Júnior Masculino de Handebol, a Espanha saiu do quarto lugar para assumir a liderança da chave B da competição. O jogo que levou os espanhóis ao topo da tabela, com quatro pontos, foi o clássico contra Portugal, disputado na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Outra equipe que soma quatro pontos é a Romênia, que empatou mais uma vez, agora diante da Sérvia, mas está atrás da Espanha no saldo de gols. 

A partida que abriu a terceira rodada do grupo B foi mais disputada que o esperado. Evoluindo no campeonato, a Angola fez frente ao Qatar e trouxe emoção do começo ao fim do jogo. Apesar de terminar o primeiro tempo em desvantagem (12 a 10 para a seleção do Oriente Médio), os africanos voltaram para a etapa complementar inspirados e tomaram a liderança do marcador para o delírio do público presente no Sabiazinho. No final do duelo, porém, a força física dos cataris fez a diferença e os asiáticos venceram por 24 a 23. O artilheiro da partida foi o angolano Otinel Pascoal, com nove gols.
 
"Estamos melhorando jogo a jogo. Precisamos de mais partidas desse nível para evoluir. Fazemos confrontos importantes como este apenas de dois em dois anos. Faltou acreditar que era possível vencermos. O Qatar também soube aproveitar o segundo tempo em que quase sempre teve superioridade numérica", analisou o técnico angolano, Filipe de Carvalho Cruz.
 
O jogo entre Romênia e Sérvia foi marcado pelos gritos de dentro e fora de quadra. Enquanto os romenos vibravam muito a cada lance bem executado, os sérvios não ficavam muito atrás, mas quem se destacava era um integrante da comissão técnica, que estava na arquibancada e reclamava muito com a arbitragem. Além dos gritos, quem se destacou muito na partida foi o goleiro romeno Ionut Iancu, autor de 17 defesas (aproveitamento de 47,2%) no confronto e grande responsável por deixar a Romênia na frente durante toda a partida. Entretanto, faltando 30 segundos para o final, a Sérvia achou um gol e alcançou o empate por 21 a 21 depois de um primeiro tempo fraco (13 a 9 para a Romênia).
 
"A grande diferença da primeira etapa foi que eles aproveitaram as chances e nós não. Sabíamos que o jogo estava aberto e entramos no segundo tempo mais motivados, concentrados e conseguimos jogar em alto nível até o final. Não temos razões para ficarmos tristes. Jogamos o máximo e empatamos um jogo que estávamos atrás", afirmou o jogador sérvio Stefan Terzic.
 
A última partida da noite foi marcada pelo grande clássico da Península Ibérica entre Portugal e Espanha. Além da rivalidade, o duelo envolvia também a liderança do grupo. Por isso, as equipes entraram em quadra dando o sangue por cada posse de bola. O equilíbrio foi tamanho, que o primeiro tempo terminou em 12 a 12. No segundo período, a Espanha aproveitou a lesão do armador esquerdo português Alexandre Cavalcanti, peça importante da equipe, e conseguiu abrir uma pequena vantagem para vencer por 25 a 20. O goleador da partida foi Miguel Martins, de Portugal, com sete arremessos certeiros.
 
Treinador da Espanha, Isidoro Martin, comentou sobre o alto nível do grupo B no Mundial Júnior. "Essa chave é a mais dura. Os jogos foram todos parelhos e aconteceram algumas surpresas. O handebol mudou, agora temos outras forças que fazem frente aos europeus, como Qatar, Tunísia e Brasil. Fomos medalha de bronze no Europeu, mas sabíamos das dificuldades que teríamos aqui. Agora vamos nos preparar para mais dois grandes jogos contra Sérvia e Romênia", disse.

 

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook