Mundial Júnior: Espanha, Romênia e Qatar garantem vaga

Espanha e Sérvia fizeram jogo duro / Foto: Eugênio Sávio

Minas Gerais - A quarta rodada do grupo B do Mundial Júnior Masculino definiu três seleções nas oitavas de final da competição. A Espanha venceu a Sérvia e manteve o primeiro lugar da chave. A Romênia também garantiu um bom resultado contra Angola e ficou com a segunda colocação. Já o Qatar surpreendeu Portugal e garantiu vaga na próxima fase do torneio. As três equipes têm 6 pontos e não podem ser alcançadas pelos sérvios e portugueses, com 3, e pelos angolanos, que ainda não somaram pontos.

 

 

A penúltima rodada do grupo B começou com a partida entre Romênia e Angola na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Como sempre, os romenos fizeram cheio de emoções. Apesar de dominar os angolanos no primeiro tempo e vencer por 20 a 14, os africanos propuseram o jogo na segunda etapa e chegaram a ficar dois gols atrás. Angola, porém, não teve físico para aguentar o forte ritmo até o final, deixou os romenos crescerem na partida e fecharem o placar em 39 a 29. O artilheiro da partida foi o ponta esquerda da Romênia Nicusor Negru, com impressionantes 18 gols marcados.
 
Depois do duelo, o destaque da equipe romena, o central Dan Emil Racotea, projetou grandes resultados após garantir a vaga para as oitavas de final. "Foi uma vitória importante, estamos na próxima fase. Queremos alcançar voos mais altos nesse Mundial. Nosso desejo é ser campeão", declarou.
 
Sérvia e Espanha fizeram confronto pegado e disputado no segundo duelo do dia. Os sérvios começaram melhor, mas não conseguiram abrir muita vantagem. Pelo contrário, deixaram a Espanha encostar no placar e ficar apenas um gol atrás no fim do primeiro tempo (13 a 12 para a Sérvia). Na segunda etapa, a equipe do leste europeu reclamou muito com a arbitragem e esqueceu do jogo. Os espanhóis aproveitaram a falta de foco dos adversários, viraram o marcador e abriram boa vantagem. Com o goleiro Ignacio Biosca Garcia fechando o gol, a Sérvia não conseguiu se recuperar e foi derrotada por 28 a 21. Mesmo com o resultado negativo, o artilheiro do duelo foi o sérvio Neman Mladenovic, com oito gols em oito arremessos.
 
Para o goleiro da Espanha Ignacio Biosca Garcia, a mudança de postura na segunda etapa foi fundamental para a virada. "Fizemos um primeiro tempo fraco e nos acertamos no vestiário. A defesa voltou melhor, com muita intensidade até o final e isso fez a diferença. Agora é manter esse primeiro lugar no grupo para termos um cruzamento mais fácil e atingirmos nosso objetivo, que é pelo menos subir no pódio", disse.
 
No confronto que fechou a noite, o Qatar venceu Portugal em jogo de torcida dividida. Enquanto metade do ginásio apoiava os cataris, a outra parte torcia pelos portugueses. Com o pivô Francisco Leitão bem marcado e o armador esquerdo Alexandre Cavalcanti machucado, Portugal não conseguiu desenvolver o handebol apresentado nas partidas anteriores. O Qatar, em contrapartida, soube desestabilizar a defesa adversária para os bons arremessadores de longa distância encontrarem caminho livre. Com Portugal perdido na marcação, a equipe do Oriente Médio aproveitou as chances e venceu por 26 a 20 (12 a 7 no primeiro tempo). O goleador da partida foi o ponta esquerda catari Marwane Sassi, com sete bolas na rede.
 
"O Qatar trocou muito o time em relação ao último jogo e nos atrapalhou bastante. Defendemos mal nos dez primeiros minutos do primeiro tempo e erramos muito no ataque. Agora temos que pensar na partida contra Angola para buscar uma vaga nas oitavas de final", afirmou o jogador português Nuno Carvalhais.


 
Veja Também: