Jordi Ribera define Seleção Masculina para o Mundial do Qatar

Guilherme Valadão, armador / Foto: Wander Roberto / Inovafoto / Photo&Grafia

Rio de Janeiro - O técnico Jordi Ribera, em conjunto com a comissão técnica da Seleção Masculina de Handebol, definiu os 17 atletas que irão representar o País no Campeonato Mundial, com início no dia 15 de janeiro, em Doha, no Qatar. A equipe encerrou nesta terça-feira (30) mais um fase de treinamento no ABC Paulista, que contou com 20 jogadores. Já no próximo dia 4, o grupo retorna com os nomes permanentes para mais três dias de preparação, os últimos no Brasil. Ainda antes do campeonato, a Seleção segue para o Egito, onde irá disputar um torneio amistoso com os donos da casa, Marrocos e Arábia Saudita. O ponta Felipe Borges, que está finalizando tratamento na França, onde joga, se junta ao grupo para o torneio. 
 
A escolha do time definitivo foi extremamente difícil, já que todo o grupo apresentou muita qualidade durante os treinamentos. Os atletas que ficarão de fora são o goleiro Maik Santos, o pivô Rogério Moraes e os pontas Carlos Castillo e Cleryston Novais. "Chegamos a um ponto em que os atletas têm um nível bem alto e que já entraram na filosofia de trabalho que adotamos para a Seleção. Então, é sempre difícil essa escolha, que acaba sendo definida por pequenos detalhes", comentou Jordi Ribera. 
 
O espanhol acredita que o grupo selecionado tem plenas condições de fazer um bom papel e lembra que os demais estarão sempre incluídos em futuras convocações. "Os momentos decisivos sempre são difíceis por sabermos que todos têm condições de estar no grupo que vai ao Mundial. Essa escolha é de muita responsabilidade, mas a fizemos em benefício do que entendemos ser melhor para o coletivo e para as dinâmicas de jogo. Os que não ficaram sabem que podem voltar para outras competições. É um caminho grande, em que estamos sempre renovando", acrescentou.
 
A Seleção Masculina tem uma grande expectativa para este Mundial. O primeiro objetivo é superar a melhor posição já obtida até agora na história da categoria, que foi o 13° lugar na Espanha em 2013. A equipe chegou até as oitavas de final, mas foi eliminada pela Rússia por apenas um gol.
 
No Mundial do próximo ano, o Brasil faz parte do grupo A, que conta também com o Qatar, Espanha, Eslovênia, Bielorrússia e Chile. 
 
Programação 
 
Domingo (4)
18h às 20h - Quadra 
 
Segunda-feira (5)
10h às 11h30 - Academia
17h às 19h - Quadra
 
Terça-feira (6)
10h às 12h - Quadra 
 
Serviço 
Treinamentos da Seleção Masculina de Handebol 
Data: 26 a 30/12 e de 4 a 6/01
Locais - Quadra: ginásio Noêmia Assumpção (Camilópolis) - rua Custódio, 50 - Santo André (SP)
Academia: ginásio do EDA - rua Tibago, 10 - São Caetano do Sul (SP)
 
Seleção Brasileira Masculina
 
Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Luís Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
 
Pivôs - Alexandro Pozzer (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).
 
Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Nathurhouse La Rioja-Espanha). 
 
Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP). 
 
Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha)