Equipes iniciam briga por vaga na decisão da Liga Nacional Feminina

Fernanda Vaz, ponta de Santo André (SP) / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - A briga por uma vaga na grande decisão da Liga Nacional Feminina de Handebol 2014 vai começar. Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), serão disputadas as semifinais da competição, que garantem lugar na final, marcada para o domingo (21). Todos os jogos terão como palco o ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), e contarão com transmissão dos canais SporTV. Os concorrentes são velhos conhecidos. Na primeira disputa, Metodista/São Bernardo (SP) e Santo André (SP) estarão frente a frente, já na segunda estão Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) e Blumenau/FURB (SC).  
 
Na quinta-feira, os jogos serão às 19h30 e às 21h30, já na sexta-feira, a programação será às 19h e às 21h. Nos dois dias, os times paulistas entram em cena primeiro e os catarinenses depois. A final está marcada para às 19h de domingo e será antecedida pela disputa do bronze, às 16h30. 
 
As mesmas quatro equipes chegaram às semifinais no ano passado. Quem levou a melhor e carimbou o passaporte para a final foram Metodista e Concórdia, que acabou conquistando o título inédito e desbancando o time paulista, maior vencedor da história da competição, com sete títulos. Blumenau e Santo André disputaram o bronze e terminaram empatados em todos os critérios do regulamento. 
 
Esta será a sétima vez que Metodista e Santo André se enfrentam este ano. Neste caso, aquele que conseguir um fator surpresa tem grandes chances de sair com a vantagem. Para o técnico da equipe de São Bernardo do Campo, Eduardo Carlone, a grande tônica da partida será a rivalidade entre os dois representantes do ABC Paulista. "Santo André fez uma ótima campanha e está jogando muito bem. Será mais uma vez um clássico e a rivalidade também entra em jogo neste caso. Os dois times já se conhecem bastante e temos certeza que será muito equilibrado, como tem sido nos últimos confrontos", declarou. 
 
Para ele, o fato de fazer a fase final em São Bernardo do Campo pode não influenciar tanto. "Nem me lembro a última vez que jogamos no poliesportivo, já que temos nosso ginásio de handebol. Por isso, acredito que será uma quadra neutra. O lado positivo é o da torcida. Espero que ela comparece para nos apoiar", acrescentou Carlone. 
 
Do lado andreense, a ponta esquerda Fernanda Vaz acredita que será mais um grande duelo, assim como todos os outros que tiveram em 2014. "É o clássico do ABC. Durante o ano, nos encontramos em três finais e todas com muito equilíbrio. Elas foram melhores em duas. Acredito que o jogo será decidido nos detalhes. Quem errar menos levará a melhor. Nossa equipe está bastante focada e unida para estes jogos decisivos."
 
A jogadora acredita que os torcedores farão a diferença. "Nossa torcida nos incentiva bastante e acredito que comparecerá em peso ao ginásio", completou Fernanda. 
 
Ingressos - Os ingressos para conferir de perto a fase final da Liga Feminina podem ser trocados a partir desta quarta-feira (17), das 10h às 17h, no próprio ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, por um quilo de alimento não perecível. Nos dias dos jogos, eles estarão disponíveis até o início da primeira partida. 
 
Liga Nacional Feminina 
 
Semifinais
 
Quinta-feira (18)
19h30 - Metodista/São Bernardo (SP) x Santo André (SP)
21h30 - Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) x Blumenau/FURB (SC)
 
Sexta-feira (19)
19h - Metodista/São Bernardo (SP) x Santo André (SP)
21h - Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) x Blumenau/FURB (SC)
 
Domingo (21)
16h30 - Disputa do bronze
19h30 - Disputa do ouro
 
Local: ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib - Av. Kennedy, 1155 - São Bernardo do Campo (SP)