Equipe tradicional recebe estreante pela Liga Nacional Feminina

Metodista/São Bernardo (SP), com sete títulos da competição, enfrenta a novata Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) de olho em pontos importantes na classificação / Foto: Agência Força Aérea / Sargento Xavier

Rio de Janeiro - De um lado, uma das equipes mais tradicionais do handebol brasileiro, a Metodista/São Bernardo (SP), e do outro, a estreante Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ), montada este ano e que participa pela primeira vez da Liga Nacional Feminina. Este duelo de times que nunca se enfrentaram será nesta quinta-feira (27), às 20h, no Ginásio Vitório Zanon, o Baetão, em São Bernardo do Campo (SP). E o resultado positivo é fundamental para os dois, já que apenas um ponto os separa na tabela - as paulistas são as líderes, com nove, e as cariocas estão em segundo, com oito. 
 
A Metodista (SP) quer a vitória para manter uma certa tranquilidade na classificação. "Será uma partida importantíssima para nós", comentou o técnico, Eduardo Carlone.  "Nunca nos enfrentamos, então acredito que será ainda mais complicado. Nós esperamos nos classificar com uma boa colocação para termos a vantagem de decidir em casa nas quartas de final", acrescentou Carlone.
 
Enquanto a Metodista (SP) é a maior campeã da Liga Nacional Feminina, com sete conquistas, a FAB (RJ) é novata, mas isso, segundo Carlone, não faz com que a tarefa de vencê-las seja fácil. "Não é surpresa elas estarem indo tão bem. Apesar do pouco tempo, montaram uma equipe muito qualificada, com atletas de Seleção Brasileira", alertou o treinador das paulistas, que amanhã terá as ausências da central Deborah Hannah, que se recupera de uma lesão e ainda sem prazo para voltar ao grupo, e da ponta Célia Costa, que está com a Seleção Brasileira na Espanha para mais uma fase de treinamento e para a disputa de um torneio.
 
Assim como a Metodista (SP), a FAB (RJ) sentirá a ausência de duas jovens atletas, já que as pivôs Tamires Morena, também na Espanha com a Seleção Brasileira, e Nadyne Morcinek, que está sendo poupada após um incomodo no joelho, não estarão em quadra. 
 
Apesar de serem novatos, o treinador Ruy Gonçalves Sanches está confiante em um bom resultado. "Somos o bebê da competição", brincou o técnico. "A nossa expectativa é boa. Enfrentaremos uma grande equipe, que está bem entrosada, mas temos confiança na qualidade do grupo", complementou Ruy. 
 
Para ele, a disciplina das meninas pode levá-las cada vez mais longe. "Essas meninas acreditaram muito na filosofia de trabalho que a gente propôs logo no início. As coisas estão acontecendo e elas estão realmente se superando. É o que sempre digo ‘A obediência é a mãe da virtude’", elogiou Ruy. 
 
Antes do confronto entre paulistas e cariocas, às 19h, a Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS), com cinco pontos, duela com o Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO), que ainda não pontuou, também pela chave A. A partida será no Ginásio da Universidade de Caxias do Sul (RS). Pelo grupo B, às 20h, o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), com seis, enfrenta o Cascavel/FAG/Caio (ES), com dois, no Ginásio da UNC/Concórdia (SC).
 
Serviço
 
Liga Nacional Feminina
 
Etapa classificatória
 
Chave A
 
19h: Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS) x Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO)
Ginásio da Universidade de Caxias do Sul, na Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, em Caxias do Sul (RS)
 
20h: Metodista/São Bernardo (SP) x Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
Ginásio Vitório Zanon, o Baetão, na Rua Armando Ítalo Setti, S/N, em São Bernardo do Campo (SP)
 
Chave B
 
20h: Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) x Cascavel/FAG/Caio (ES)
Ginásio da UNC/Concórdia, na Rua Vítor Sopelsa, 3000, Salete, em Concórdia (SC)
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook