"Cola nas mãos" é peça indispensável, diz Diogo Hubner

Diogo Hubner prioriza o uso da cola em seus jogos / Foto: K. Chaddoud

São Paulo - Utilizada amplamente por atletas de Handebol, a cola melhora o contato com a bola, permitindo uma melhor recepção do passe. Ela ganhou adeptos em todos os clubes, entre eles o central Diogo Hubner, jogador do TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté.
 
Ele explica que alguns fundamentos poderão ser prejudicados se seu uso for proibido. "Muitos dos arremessos, principalmente os especiais (rosca e vaselina) e a recepção da bola ficariam bastante comprometidos sem o uso dela. Acho que o esporte perderia bastante da sua plástica", analisa.
 
Diogo começou a usar a cola quando estava em início de carreira e conta que ela foi de seu agrado logo de cara. "Lembro que depois da primeira vez que usei, pensei: ‘Gostei desse negócio! ’".
 
O atleta conta como aplica nas mãos e uma técnica usada por ele e demais jogadores para repor a cola durante uma partida. "Costumo passar na ponta dos dedos da mão dominante e na palma da mão não dominante. Para isto não há regras, fica a critério de quem usa. No jogo, sempre tenho minha reserva de cola no esparadrapo do tênis, isso facilita muito. O jogo está cada vez mais veloz, e parar no banco para pegar cola toda hora não funciona mais", explica.
 
Normalmente os próprios clubes providenciam a cola para os atletas, a qual é disponibilizada logo antes das partidas, e cada jogador aplica em suas mãos e coloca uma reserva no tênis.
 
Diogo também analisa as marcas que mais utilizou e quais recomenda. "Usei durante muito tempo a Trimona, é alemã e de ótima qualidade. Aqui em Taubaté, o clube usa a Select, que em minha opinião é a melhor do mercado atualmente".
 
Na Europa, algumas federações chegaram a proibir o uso da cola, devido aos excessos que deixa tanto na bola como na quadra. Isso também levantou preocupações por parte da Federação Internacional, que chegou a pedir aos fabricantes de bolas, que produzam um modelo com mais aderência.
 
No entanto, Diogo explica o porquê da cola ser tão importante para atleta, citando o seu exemplo. "Acredito que teria muita dificuldade em jogar sem ela. Tenho a mão relativamente pequena para o esporte, e ela me ajuda bastante no contato com a bola".
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook