Campeão mundial, Morten Soubak é eleito melhor técnico do ano

Morten Soubak / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - O primeiro título Mundial da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, em dezembro de 2013, segue rendendo conquistas à modalidade. Comandante do grupo campeão na Sérvia, o dinamarquês Morten Soubak teve seu mérito reconhecido e foi anunciado, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nesta sexta-feira (28), como o melhor técnico do ano na categoria modalidade coletiva. No individual, foi escolhido o espanhol Jesús Morlán, da canoagem velocidade. Ambos estarão no Prêmio Brasil Olímpico, no dia 16 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). 
 
Treinador do Brasil desde 2009, Morten Soubak é totalmente adaptado ao País e, após inserir um pouco do estilo de jogo europeu no grupo brasileiro, encontrou o ponto ideal para bater os principais adversários do Mundo. Na grande decisão do Mundial, que foi após a premiação do COB e, por isso, o treinador entrou na lista apenas em 2014, a Seleção Brasileira venceu as donas da casa por 22 a 20. Ao saber da consideração encontrada no País que adotou para viver, o dinamarquês comemorou.
 
"É uma honra muito grande receber o Prêmio Brasil Olímpico. Fico bastante feliz com o reconhecimento do trabalho, que não é realizado só por mim, mas é mérito de todos os envolvidos com a modalidade no Brasil. Isso nos motiva mais ainda para irmos atrás de outros resultados positivos em 2015, nos Jogos Pan-Americanos, no Mundial e no Rio 2016. O Mundial de 2013 foi histórico. Poucas vezes um time de fora da Europa conquistou um título dessa grandeza", afirmou Morten.
 
O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, demonstrou imensa felicidade ao receber a notícia da premiação de Morten. "Para nós, esse prêmio é motivo de orgulho e satisfação. O reconhecimento por profissionais de fora do handebol à nossa modalidade é uma conquista importantíssima, o que faz com que aumente ainda mais a nossa responsabilidade. Estou realmente muito feliz, desejo o melhor para o Morten e que ele continue fazendo esse trabalho maravilhoso", comemorou o presidente. 
 
No Prêmio Brasil Olímpico, que está em sua 16ª edição, ainda serão conhecidos os melhores de cada modalidade, onde Eduarda Amorim também representará o handebol, o "Atleta da Torcida, que será eleito por meio de votação popular, os melhores atletas do ano, entre outras premiações.