Brasil vence Japão na estreia do Mundial Júnior Masculino

Zé Guilherme, armador direito / Foto: Alexandre Motta

Minas Gerais - O Mundial Júnior Masculino de Handebol não poderia começar mais emocionante. Na abertura do campeonato, realizada no Centro Olímpico de Uberaba (MG), o Brasil enfrentou o Japão e encontrou adversário duríssimo. Em jogo cheio de viradas, a Seleção verde e amarela, empurrada pela torcida, que lotou o ginásio, conseguiu vencer os japoneses por 31 a 30 (14 a 15 no primeiro tempo).

No início da partida, com a defesa 5-1, a Seleção teve muitas dificuldades de marcar os rápidos japoneses e chegou a ficar três gols em desvantagem. Por conta disso, o técnico do Brasil, Hélio Lisboa Justino, o Helinho, pediu tempo e mudou o esquema de marcação da equipe. A mudança tática, porém, não surtiu muito efeito e os japoneses conseguiram terminar o primeiro tempo com um gol de vantagem (15 a 14).
 
Na segunda etapa, o Brasil começou com tudo e logo tomou a dianteira do placar. Quando pareceu que os comandados de Helinho engrenariam na partida, a equipe sofreu com as exclusões por dois minutos e o Japão aproveitou para virar o marcador novamente. Com o goleiro Rangel inspirado e o armador direito Gustavo Rodrigues convertendo todas as bolas, o Brasil foi diminuindo a vantagem japonesa e conseguiu a vitória apertada por 31 a 30 nos últimos minutos.
 
De acordo com Helinho, a equipe brasileira não apresentou o melhor handebol e tem muito a evoluir na competição. "Estrear em casa sempre é muito difícil, mas pelo menos já tiramos esse peso das costas. Mas também tivemos muitos erros, alguns inaceitáveis. A equipe não fez o que nós treinamos, mas tenho certeza que o time estará mais concentrado em relação a isso na próxima partida", analisou o treinador.
 
Já para o destaque brasileiro no jogo, o armador direito Gustavo, o Japão surpreendeu com o bom handebol apresentado. "Fomos surpreendidos. Não esperávamos que eles estivessem tão fortes. Os japoneses são muito rápidos. Mesmo com a defesa fechada, no 6-0, era difícil de acompanhá-los. Mas, com a força da torcida, que nos incentivou bastante, conseguimos o resultado positivo", disse. 
 
A próxima partida do Brasil será na terça-feira (21), às 18h30, contra a Noruega, novamente no Centro Olímpico. O Mundial Júnior Masculino de Handebol está sendo realizado nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, até o dia 1º de agosto, e reúne 24 seleções. Todas as partidas do campeonato serão transmitidas pelo site oficial do torneio: www.brazilhandball2015.com.
 
Gols do Brasil: Acácio (5), Haniel (5), Gustavo (4), Zé Guilherme (4), Panda (4), Rudolph (4), Léo (3), João (1), Thiago (1).
 
Seleção Júnior Masculina
 
Goleiros - Gabriel Pedro de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
 
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Langaro (EC Pinheiros-SP), José Guilherme de Toledo "Zé Guilherme" (BM Granollers-Espanha), Leonardo Santos "Léo" (Inst. Buzzo Sports S. José dos Campos-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).
 
Centrais - Acácio Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP), Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC) e João Pedro da Silva (Real Ademar León-Espanha).
 
Pontas - Cléber de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC).
 
Pivôs - Felipe Santaela "Panda" (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB).


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook