Atleta paraibano vive a expectativa de disputar Quatro Nações

Atleta paraibano vive a expectativa de disputar II Torneio Quatro Nações de Handebol em casa / Santiago Russo / Photo&Grafia

João Pessoa - A Seleção Brasileira Masculina de Handebol disputa o II Torneio Quatro Nações nesta quarta-feira (10), quinta-feira (11) e sábado (13), no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB).
A competição servirá para treinar o Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, e para o Mundial Júnior de Minas Gerais. O torneio amistoso também será especial para o central Acácio Moreira Filho. Nascido em João Pessoa, o paraibano de 21 anos vai jogar pela primeira vez em casa.
 
"É uma sensação incrível. É a primeira vez que vou jogar no Nordeste pela Seleção e será logo em João Pessoa, cidade que nasci e fui criado. Vem pai, mãe, tio, cachorro e papagaio me assistir", disse Acácio, afirmando que não vai sentir a pressão de jogar com os parentes na arquibancada. "Treino e faço isso todo dia. A presença da família não vai influenciar, acho que vai ser até mais fácil, mas tenho que mostrar serviço para o pessoal não tirar onda depois", brincou.
 
Filho de Acácio Marques Moreira, famoso jogador que representou a Seleção Brasileira nos anos 80 e que chegou a ser apontado como 'o Pelé do handebol' na época, o jovem atleta diz que não teve a influência do pai para começar no esporte. "Comecei fazendo judô, depois futsal e passei até pelo bicicross. Comecei a jogar mesmo na escola porque meu irmão praticava", contou. "Fui jogar o Campeonato Brasileiro em Dourados (MS), representando o Colégio IRB, de João Pessoa, em 2010, e um técnico me observou e me chamou para fazer um teste em São Bernardo do Campo (SP). Concorri com 90 crianças e estou lá até hoje", acrescentou o central.
 
Convocado pela terceira vez para a Seleção Adulta, Acácio falou ainda da satisfação de defender o Brasil. "Para qualquer atleta o maior orgulho é vestir a camisa da Seleção Brasileira. Estou feliz por estar aqui e espero nunca mais sair", disse.
 
Um dos focos do atleta da Metodista/São Bernardo/Besni (SP) é o Mundial Júnior, que será realizado em Minas Gerais, de 19 de julho a 2 de agosto. "Vamos disputar o Mundial e queremos uma medalha de qualquer jeito, ainda mais por ser em casa. A Seleção está bem forte, têm atletas que disputaram o Mundial Adulto do Qatar no começo do ano e agora vão jogar o Júnior. A expectativa é sempre a melhor possível", finalizou o central, que foi eleito o melhor jogador do Pan-Americano Júnior de Foz de Iguaçu (PR), em março deste ano.
 
Programação
 
Quarta-feira (10/06)
20h - Chile x Tunísia
22h - Brasil x Cuba
 
Quinta-feira (11/06)
15h - Tunísia x Cuba
17h30 - Brasil x Chile
 
Sábado (13/06)
9h - Cuba x Chile
11h - Brasil x Tunísia
 
Seleção Masculina de Handebol
 
Goleiros: César Almeida "Bombom" (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rangel Rosa (ACE/Univali/FMEBC-SC). 
 
Armadores: Fernando Pacheco "Zeba" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Gustavo Rodrigues (EC PInheiros-SP), Haniel Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Santos "Léo" (EC PInheiros-SP), Oswaldo Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes (Tremblay em France Handball-França), Thiago Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-SP) e Thiagus Petrus (Nathurhouse La Rioja-Espanha). 
 
Centrais: Acácio Moreira Filho (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Bruno Santana (EC Pinheiros-SP), Diogo Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Henrique Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro da Silva (Ademar León-Espanha).
 
Pontas: André Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Cléber Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges (Montpellier Agglomeratión-França), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice/FMEL/Itajaí-SC).
 
Pivôs: Alexandro Pozzer "Tchê" (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Rogério Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Vinícius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook