PF faz operação que apura fraudes na Confederação Brasileira de Handebol

Brasileiras comemoram no Ibirapuera o quinto lugar na Campeonato Mundial em 2011 / Foto: Photo & GrafiaBrasileiras comemoram no Ibirapuera o quinto lugar na Campeonato Mundial em 2011 / Foto: Photo & Grafia

Aracaju - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira, dia 12 de Julho, a operação sete metros, com o objetivo de apurar a associação criminosa entre gestores da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e de empresas privadas para a prática de irregularidades. 
 
A investigação da PF apura a aplicação de 6 milhões de reais repassados pela União, através do Ministério do Esporte, para a realização do Campeonato Mundial de Handebol Feminino no Brasil, em 2011, durante o ciclo preparatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. As ações da Polícia Federal ocorrem nas cidade de Aracaju, Brasília, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Cotia,
 
As investigações demonstraram que a CBHb, sediada em Aracaju, Sergipe, recebeu e continua recebendo recursos federais com fundamento na Lei Agnelo Piva (Lei no 10.264\2001), repassados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para aplicação em ações voltadas para o desenvolvimento do handebol no país. Contudo, os indícios até aqui reunidos apontam que, na aplicação dos valores recebidos, os envolvidos fraudaram licitações, subcontrataram pessoas físicas e jurídicas impedidas de contratar com a União, superfaturaram valores de bens e serviços adquiridos, realizaram pagamentos por serviços não prestados e por bens não entregues e falsificaram documentos nas prestações de contas, incorrendo, por isso, em diversos crimes.
 
Foram cumpridos 15 (quinze) mandados de busca e apreensão em 6 (seis) cidades, abrangendo os Estados de Sergipe, São Paulo e Distrito Federal. A operação foi batizada de sete metros em alusão à penalidade máxima aplicada a quem comete faltas graves nos jogos de handebol.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook