CBG promove Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica

Com participação de 50 árbitros, atividades vão de sexta (19) até terça-feira (23) / Foto: DivulgaçãoCom participação de 50 árbitros, atividades vão de sexta (19) até terça-feira (23) / Foto: Divulgação

Aracaju - A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) vai promover nos próximos dias, em Aracaju (SE), o Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica de 2017. As aulas, que começam nesta sexta-feira (19) e vão até a próxima terça (23), serão ministradas por duas experts da FIG (Federação Internacional de Ginástica): a italiana Daniela Delle Chiaie e a mexicana Laura Costa.
 
O objetivo do curso é preparar árbitros de diversos países para comporem a mesa de avaliação nas competições internacionais, seguindo as diretrizes do novo código de pontuação da modalidade, que valerá para o ciclo olímpico 2017/2020.
 
"A partir de agora, a FIG diferencia o brevet para a ginástica rítmica individual e a de conjunto. Essa é a grande mudança neste ciclo olímpico. Por isso, o curso será direcionado desta forma, com provas distintas. Serão cinco dias, com avaliação teórica e prática para a parte técnica e a artística", explicou Renata Teixeira, coordenadora de arbitragem de ginástica rítmica da CBG.
 
As atividades teóricas serão divididas em três partes: generalidades, individual e conjunto. Os árbitros que quiserem tirar brevet para individual e conjunto precisam participar do programa completo. Os exercícios práticos vão simular uma competição, com vídeos contendo 40 apresentações individuais e 32 de conjunto, sem intervalo.
 
"Daniela e Laura, que vão ministrar o curso, são as pessoas que pensaram no novo código de pontuação da maneira como ele foi construído. As duas têm muita experiência, dirigem competições internacionais e já estiveram presentes em algumas neste ano. Então, é muito importante trazer esse conhecimento para o nosso país", completou.
 
O Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica em Aracaju terá a participação de 50 árbitros (13 brasileiros) vindos de 13 países: Cuba, Cabo Verde, Romênia, Brasil, México, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala e Venezuela. A FIG já realizou 11 cursos internacionais de GR neste ano e este será o 12º e último.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook