Caio Souza faz primeira final do Brasil no Mundial nesta quinta (5)

Atleta será o representante do País na decisão do individual geral em Montreal, no Canadá / Foto: Ricardo Bufolin/CBGAtleta será o representante do País na decisão do individual geral em Montreal, no Canadá / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Canadá - Os mais completos ginastas internacionais estarão, nesta quinta-feira (5) no palco do Estádio Olímpico de Montreal, no Canadá, em busca de uma medalha no individual geral masculino do Mundial de Ginástica Artística. Entre eles, o brasileiro Caio Souza, que se garantiu nas finais entre os 24 atletas classificados. A decisão está marcada para às 20h (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV 4.
 
O campeão brasileiro na somatória de todos os aparelhos está no segundo Mundial da carreira e faz amanhã sua primeira final. Nas classificatórias, Caio somou 81,548 e ficou em 14° lugar, sendo 14,483 no salto, 14,443 nas paralelas, 14,200 nas argolas, 14,033 no solo, 12,166 na barra fixa e 12,700 no cavalo com alças.
 
As finais contarão também com atletas de Cuba, China, Ucrânia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Grã Bretanha, Suíça, Turquia, Colômbia, Armênia, Chipre, Alemanha, México, Lituânia, Coreia do Sul, Canadá e Espanha. Alguns deles com resultados de destaque em competições passadas. Mas, o brasileiro está preparado e espera fazer uma prova melhor ainda do que nas qualificatórias.
 
"O treino de hoje foi leve pela manhã. Serviu para ajustarmos algumas coisas que aconteceram nas classificatórias. Agora é descansar para chegar amanhã com 110%. A competição está bem forte. A lista dos dez primeiros colocados está muito disputada. Eles são atletas já conhecidos e, por isso, precisamos fazer o trabalho muito bem feito e competir da melhor forma possível", destacou o atleta de 24 anos, ganhador do ouro na barra fixa e o bronze nas paralelas na etapa de Copa do Mundo de Varna desse ano e de quatro medalhas no Pan-Americano.
 
"Acredito que se eu fizer a competição da melhor forma possível, posso ter um bom resultado", projetou Caio.
 
O técnico Ricardo Yokoyama, que acompanha o generalista na Seleção e na ADC/São Bernardo, clube onde treina, confirma que o brasileiro pode fazer uma prova ainda melhor e buscar um bom resultado, mesmo estando lado a lado com ginastas como o cubano Manrique Larduet, primeiro colocado nas classificatória, o chinês Ruoteng Xiao, segundo, e o russo David Belyavskiy, terceiro. "O nível está muito bom. Alguns ginastas vieram realmente bem fortes. O Caio está bem preparado, fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo agora é fazer uma competição melhor que a do primeiro dia e ganhar posições. Tivemos uma falha relativamente grave na barra e acredito que se isso for sanado para as finais já dará uma pontuação bem melhor para ele", expôs o treinador.
 
Além de Caio, a Seleção Masculina terá também Arthur Zanetti na decisão das argolas, no sábado (7).
 
Ainda hoje, o Brasil compete nas classificatórias femininas com Thaís Fidelis, a partir das 20h (horário de Brasília). Após as finais do individual geral masculino amanhã, a sexta-feira será reservada para as finais do individual geral feminino e o sábado e domingo para as disputas dos pódios por aparelho.
 
Programação 
*Horário de Brasília
 
Quarta-feira (4)
Qualificatória feminina
14h - subdivisão 3
17h - subdivisão 4
20h - subdivisão 5 (Brasil)
 
Quinta-feira (5)
19h20 - Apresentação Cirque du soleil
20h - Final individual masculino (Caio Souza)
 
Sexta-feira (6)
19h20 - Apresentação Cirque du soleil
20h - Final individual geral feminino
 
Sábado (7) 
14h - Final por aparelhos 
Masculino - solo, cavalo com alças e argolas (Arthur Zanetti)
Feminino - salto e barras assimétricas
 
Domingo (8)
14h - Final por aparelhos
Masculino - salto, paralelas e barra fixa
Feminino - trave e solo
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook