Aos 39 anos, ginasta campeã em 1992 ainda sonha com 2016

Oksana terá 41 anos em 2016 / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Oksana Chusovitina é uma verdadeira lenda no Uzbequistão. A ginasta, com 39 anos, foi campeã dos Jogos de Barcelona, em 1992, e permanece na ativa até hoje. No ano passado, durante o Mundial da Antuérpia, ela foi à final do salto. No desse ano, uma lesão a retirou da disputa. O que não a impediu de lutar por 2016.

"Eu me sinto triste por não participar deste Mundial, mas estou olhando para o futuro. Se tudo der certo, para as Olimpíadas do Rio, e quem sabe ganhar uma medalha em minha sétima vez nas Olimpíadas. Essa seria a melhor aposentadoria, sem dúvidas", afirmou a atleta. 

Em 2008, a uzbeque já fez história ao conquistar a medalha de prata no salto, em Pequim, com 33 anos. Curiosamente, porém, sob a bandeira da Alemanha. 

O filho de Oksana, em 2002, foi diagnosticado com leucemia e a Alemanha ofereceu tratamento em troca de que Oksana e seu marido, da luta olímpico, representassem o país nos Jogos. 

"Só queria que ele ficasse saudável. Por isso mudei para a Alemanha e defendi o país. Eles pagaram o tratamento do meu filho e hoje ele está curado", afirmou. 

Em 2009, ela chegou a anunciar aposentadoria. Porém voltou atrás e disputou, pela Alemanha, Londres 2012. Agora, entretanto, espera voltar a vestir o uniforme Uzbeque em 2016. E inspira muitas atletas, como Daniele Hypolito, que foi ao Mundial deste ano com 30 anos e em ótima forma. 

"Mulher é igual a vinho, fica melhor com o tempo. Eu me sinto bem por inspirar outras pessoas. Se inspirar uma pessoa ou criança todos os dias, meu objetivo como ginasta será alcançado", concluiu.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook