Monteiro abre o confronto para o Brasil contra a Bélgica na Copa Davis

Estreante brasileiro encara o top 15 David Goffin a partir das 9h (de Brasília) em Oostende / Foto: Cristiano Andujar/CBT

Bélgica - O estreante cearense Thiago Monteiro disputará nesta sexta-feira a partida de abertura do confronto entre o Time Correios Brasil e a Bélgica válido pelos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis contra o top 15 David Goffin na Sleuyter Arena, em Oostende, na Bélgica. A disputa acontece a partir das 14h locais (9h de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv 3 e Bandsports.
 
O sorteio do confronto foi realizado nesta quinta-feira no hotel Thermae Palace, com a confirmação também da escalação de Steve Darcis como segundo tenista de simples da equipe belga, o que já era esperado pelo time do Brasil. Dareis jogará o segundo jogo nesta sexta-feira contra o número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci.
 
Com duelo inédito contra Goffin, Monteiro ficou satisfeito por poder fazer logo o primeiro jogo do confronto. “Muito contente por jogar a primeira partida contra o David Goffin. É uma partida duríssima, um jogador muito bom, que está em alto nível há uns quatro ou cinco anos, no top 20, e acho que a chave do jogo será acreditar e lutar até o último ponto e poder trazer esta vitória para o Brasil”, afirma o estreante de 22 anos.
 
Capitão do time brasileiro, João Zwetsch lembra que Goffin tem a responsabilidade de ser o favorito na partida contra Monteiro, mas acredita que o belga não terá vida fácil. “É um jogo muito difícil, David é um jogador de nível altíssimo, joga muito bem neste tipo de piso e acho que o Thiago vai impor muitas dificuldades porque é um jogador muito competitivo, se movimenta muito bem e está sentindo muito bem a bola, mas a realidade é que o favorito é o David e este ponto é mais favorável à Bélgica”, analisa.
 
Bellucci também tem na sexta-feira um jogo inédito contra Steve Darcis, o jogador mais experiente da equipe belga da Copa Davis. Se conseguir a vitória, o atual número 1 do Brasil será apenas o quarto tenista a atingir a marca de 20 vitórias em partidas de simples da competição, o que até hoje apenas Thomaz Koch (com 46 vitórias), José Edison Mandarino (41) e Gustavo Kuerten (21) alcançaram.
 
“Um confronto difícil no primeiro dia contra o Darcis, um jogador que tem um ótimo slice, se defende muito bem, tem um bom contra-ataque. É um cara que joga bem neste tipo de quadra e vem jogando bem este ano, recuperando ranking, mas estou treinando bem, venho de umas semanas melhorando meu tênis. Com certeza amanhã vou conseguir fazer um grande jogo e quem sabe sair com a vitória para dar esse ponto para o Brasil”, afirma Bellucci.
 
O Time Correios Brasil em Oostende é formado pelos tenistas Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro, Marcelo Melo e Bruno Soares, além dos reservas Marcelo Zormann e Orlando Luz. A comissão técnica é formada pelo capitão João Zwetsch, o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos, o médico Ricardo Diaz e o chefe da delegação Paulo Moriguti.
 
Confira abaixo a programação do confronto:
 
Sexta-feira, 16/9 - 9h (de Brasília)
Thiago Monteiro (BRA) vs David Goffin (BEL)
Thomaz Bellucci (BRA) vs Steve Darcis (BEL)
 
Sábado, 17/9 - 9h (de Brasília)
Marcelo Melo / Bruno Soares (BRA) vs Ruben Bemelmans / Joris de Loore (BEL)
 
Domingo, 18/9 - 9h (de Brasília)
Thomaz Bellucci (BRA) vs David Goffin (BEL)
Thiago Monteiro (BRA) vs Steve Darcis (BEL)
 
Obs: As escalações para a partida de duplas no sábado e os jogos de simples no domingo podem ser alteradas pelos capitães até 1h antes dos jogos, de acordo com o regulamento.

Veja Também: