Brasil encerra Copa Davis com derrota na Bélgica

Sorteio do Zonal Americano acontece na quinta-feira, às 9h (de Brasília), em Londres / Foto: Cristiano Andujar/CBT

Bélgica - O Time Correios Brasil encerrou neste domingo a participação na temporada 2016 da Copa Davis com a derrota no quarto jogo do confronto com a Bélgica, que fechou a disputa em 4 a 0, na Sleuyter Arena, em Oostende. A equipe volta a jogar a Copa Davis apenas em 2017 e conhecerá os possíveis adversários na quinta-feira.
 
Já com o confronto definido no sábado e com três jogadores brasileiros não estando 100% fisicamente para jogar, apenas Thomaz Bellucci entrou em quadra neste domingo para a partida contra o belga Joris de Loore e acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 6/7(4) 6/2, em 1h53min de partida.
 
A partida seguinte, que estava prevista entre Thiago Monteiro e o belga Steve Darcis não foi disputada, substituída por uma exibição de duplas de um set com os quatro jogadores da equipe anfitriã.
 
“O Marcelo (Melo) estava sentindo durante o punho, Thiago (Monteiro) também durante o jogo e depois do jogo estava sentindo dores na perna. Não é muito sério, mas nosso fisioterapeuta falou que se ele pudesse não jogar seria melhor, porque joga um Challenger no Brasil na próxima semana, então decidimos preservá-lo para que se recupere”, explicou o capitão João Zwetsch.
 
“Bruno (Soares) estava exausto com a sequência de jogos, após o jogo de ontem ele teve cãibras. E eu disse ao supervisor se seria legal para o público se entrasse em quadra e perdesse por 6/1 6/1 em 45 minutos. Nós temos que pensar no público e talvez eles possam fazer algo melhor.  Thomaz estava ok e jogou normalmente”, completou Zwetsch.
 
Bruno Soares viajou direto para a Bélgica após conquistar o título de duplas e volta ao Brasil nesta segunda-feira e fica mais quatro dias apenas antes de viajar para a gira asiática na China. “Temos que olhar para a saúde dos jogadores porque a vida segue e temos de fazer o que é certo. Se tivéssemos um jogador 100%, nós jogaríamos, mas se não está 100%, não faz sentido jogar”, reforçou o capitão brasileiro.
 
Depois de perder a partida contra De Loore, Bellucci lamentou o desempenho abaixo do esperado da equipe brasileira no confronto e ressaltou a dificuldade de buscar motivação para entrar em quadra já com a derrota definida.
 
“Triste porque perdemos, mas eles jogaram muito melhor que nós. Nós não jogamos o nosso melhor, acho que poderíamos ter jogado muito melhor. É muito duro quando você tem um dia duro ontem. Nós perdemos todos os pontos, a última vez que tínhamos perdido os três primeiros jogos do confronto havia sido em 2007. Foi muito difícil para mim buscar motivação para jogar hoje”, afirmou o número 1 do Brasil.
 
Bellucci criticou o regulamento da Copa Davis pelo fato de não permitir a inscrição de um quinto jogador para o caso de um tenista da equipe se lesionar após o sorteio, além de forçar os jogadores a entrar em quadra mesmo sem a partida valer nada para a equipe.
 
“A regra da ITF é inacreditável, você já perdeu e ainda tem que jogar. Eles têm de fazer algo para entreter mais o público. Nós tínhamos aqui dois juvenis que poderiam jogar e eles poderiam aproveitar mais na quadra, teriam uma boa experiência, sentiriam como jogar uma grande partida. Eu acho que a regra não é boa para os jogadores, pois você joga todo o ano e tem que jogar 30 torneios no ano e quando você tem a chance de descansar porque já perdeu, você tem que jogar, tem que encontrar motivação sendo que você não tem nada a ganhar nesta partida”, lamentou Bellucci.
 
“Orlando Luz e Marcelo Zormann são muito bons jogadores e nunca tiveram a chance porque nós temos dois jogadores duplas, dois de simples e você não pode inscrever outro jogador. É uma regra muito antiga, para mim deveriam mudar”, finalizou o tenista que chegou a seu 18º confronto pela equipe brasileira, se igualando a André Sá como o décimo jogador brasileiro da história que mais esteve em confrontos da Copa Davis. 
 
O Brasil volta a disputar a Copa Davis apenas em 2017 no Zonal Americano I, que terá a chave sorteada na quinta-feira, 22 de setembro, às 13h locais (9h de Brasília), no escritório do BNP Paribas, em Londres. Além do Brasil, disputarão o Zonal Americano as equipes de Chile, Colômbia, Equador, República Dominicana ou Barbados (jogam em outubro) e Venezuela ou Peru (estão disputando o quinto jogo da final do Playoff, em Lima).
 
O Grupo Mundial da Copa Davis 2017 será formado por Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Tcheca, Rússia, Sérvia e Suíça.
 
O Time Correios Brasil em Oostende foi formado pelos tenistas Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro, Marcelo Melo e Bruno Soares, os reservas Marcelo Zormann e Orlando Luz, além da comissão técnica do capitão João Zwetsch, o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos, o médico Ricardo Diaz e o chefe da delegação Paulo Moriguti.

Veja Também: