Brasil embarca neste sábado para a Copa Davis Junior

Equipe brasileira compete a partir de terça-feira em Budapeste, na Hungria / Foto: Cristiano Andujar/CBT

Hungria - O Time Correios Brasil embarca neste sábado para a disputa da Copa Davis Junior, o Campeonato Mundial da categoria 16 anos, que acontece em Budapeste, na Hungria, entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro.
 
O time que foi vice-campeão sul-americano neste ano no Rio de Janeiro contará com os tenistas Thiago Wild, Mateus Alves e Gilbert Klier Junior, além do capitão Luiz Peniza, que comandou a equipe na competição continental.
 
A única alteração na equipe em relação ao time que disputou o Sul-Americano é a entrada do brasiliense Gilbert Klier Junior, que substitui o pernambucano João Lucas Reis, lesionado nesta semana durante o Uruguay Bowl, em Montevidéu.
 
Wild teve como melhores resultados no ano as quartas de final do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre (GA) e do Astrid Bowl Charleroi, na Bélgica (G1). Alves conquistou os títulos do Kelibia Juniors (G4), na Tunísia, e do 2º Open Junior ATV (G5), no Chile. Klier Junior venceu dois títulos ITF (G5) seguidos na Argentina em agosto, a Copa El Ombu e a Copa El Sauce, além de ter vencido a categoria 16 anos do Banana Bowl em São José dos Campos.
 
O Brasil tem como adversários na Copa Davis Junior os times de Alemanha, Argentina, Bulgária, Canadá, Chile, China, Egito, Estados Unidos, Hungria, Índia, Japão, Marrocos, República Tcheca, Rússia e Suíça.
 
Entre os principais times adversários do Brasil na competição estão o Canadá, atual campeão, que conta com Felix Auger-Aliassime, campeão do US Open Junior, além da Argentina, campeã sul-americana, os Estados Unidos, que têm como um dos principais jogadores Sebastian Korda, filho do ex-número 2 do mundo Petr Korda. O Japão é liderado por Naoki Tajima e a China por Lingxi Zhao, ambos entre os 60 do ranking mundial juvenil ITF.
 
O sorteio dos grupos acontece na segunda-feira no Centro Nacional de Tênis da Hungria, local que também receberá os jogos da competição.
 
Grandes nomes do tênis mundial já passaram pela Copa Davis Junior, como o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer, o russo Marat Safin e os americanos Michael Chang, Jim Courier e Andy Roddick. Entre os brasileiros, Jaime Oncins competiu em 1985, Gustavo Kuerten em 1992, Bruno Soares em 1998, Marcelo Melo em 1999 e Thiago Monteiro em 2010. O melhor resultado brasileiro na competição masculina foi o terceiro lugar em 2006. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook