Brasil e República Dominicana terminam primeiro dia da Copa Davis empatados

Thiago Monteiro em ação na estreia do Time Correios Brasil na Davis / Olga Paola Almanzar/Divulgação CBT

República Dominicana – O primeiro dia do confronto entre o Time Correios Brasil e a República Dominicana na estreia no Zonal Americano I da Copa Davis, em Santo Domingo, terminou empatado em 1 a 1. O estreante João Sorgi fez um jogo duro, mas acabou superado pelo tenista número 1 do país caribenho, José Hernández. Na sequência, Thiago Monteiro, melhor brasileiro convocado pelo capitão João Zwetsch, bateu o dominicano Roberto Cid e empatou o confronto.
 
Confronto entre duplas e de simples neste sábado - Neste sábado, o Time Correios Brasil pode passar à frente com o duelo entre os duplistas Marcelo Melo, número 1 do ranking mundial de duplas, e Marcelo Demoliner contra Nick Hardt e José Olivares, programado para a partir das 17h (horário de Brasília). Na sequência, serão disputados os jogos de simples invertidos. Monteiro encara Hernández e, se prevalecer o empate, Sorgi define a classificação contra Cid. As partidas terão transmissão da Bandsports e do SporTV 3. 
 
Sorgi trava duelo equilibrado na abertura - No duelo de abertura, o estreante João Sorgi, de 24 anos e 365 do mundo, travou um duelo equilibrado com o tenista número 1 da República Dominicana, José Hernández, de 27 anos e número 284 do ranking da ATP. O confronto só foi decidido no tie-break, com vitória do atleta local por 6/2, 4/6 e 7/6 (3), em 2h14 de partida.
 
Com o nervosismo típico de uma estreia na Copa Davis, Sorgi demorou um pouco a entrar no jogo. Mas, aos poucos, o brasileiro foi se soltando em quadra e chegou a ter um break point a seu favor no quinto game, que acabou salvo pelo dominicano, que ainda quebrou o serviço de Sorgi no game seguinte. Depois disso, Hernández confirmou seu saque e promoveu nova quebra para fechar o primeiro set em em 6 a 2.
 
Na segunda parcial, mais solto em quadra, Sorgi quebrou o serviço de Hernández também no quinto game e passou pela primeira vez à frente no placar. Na sequência, o brasileiro teve que salvar dois break points para confirmar seu saque e fazer 4 a 2. Depois, foi só ter tranquilidade e confirmar mais dois serviços para fechar em 6 a 4.
 
No set decisivo, Sorgi não começou muito bem e viu Hernández quebrar seu serviço no segundo game e abrir 2 a 0. Mas o brasileiro conseguiu devolver a quebra no game seguinte e confirmou seu saque para deixar tudo igual novamente. A partir daí, o duelo ficou ainda mais equilibrado, com os dois tenistas confirmando seus serviços, até que no 12o game, Sorgi foi obrigado a salvar um match point para deixar tudo igual e levar o confronto para o tie-break. Mas no tie-break pesou a experiência do dominicano, que abriu 5 a 0 de saída e fechou em 7 a 3. 
 
"Foi no detalhe, acabou escapando, muito equilibrado, foi um bom jogo, no fim ele jogou muito bem. Consegui competir bem e lutar ao máximo para tentar sair com a vitória, pena que escapou. O espírito de competição foi bom, é muito importante numa Copa Davis. Agora caso necessite de mim no quinto jogo vou preparado para lutar novamente", avaliou Sorgi.
 
Monteiro vence segundo jogo para deixar tudo igual - No segundo duelo de ontem, Thiago Monteiro, de 23 anos e 116 do mundo, confirmou seu favoritismo e venceu Roberto Cid, de 24 anos e 468º do ranking, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (8-6), 7/5 e 6/2, em 2h18 de partida.
 
No primeiro set, após quebrar o serviço do adversário no quarto game, Monteiro chegou a abrir 5 a 2, mas sofreu um break no nono game e a parcial foi para o tie-break. O dominicano abriu boa vantagem no tie-break, fez 5 a 2, mas o brasileiro se recuperou, passou à frente no placar e chegou a desperdiçar um set point antes de Cid fechar em 8 a 6. 
 
Na segunda parcial, Monteiro conseguiu uma quebra logo no terceiro game e passou à frente. O set seguiu disputado até que, no décimo game, Cid conseguiu um break, mas o brasileiro devolveu a quebra já no game seguinte e confirmou seu serviço para fechar em 7 a 5.
 
No set decisivo, Monteiro reencontrou seu melhor tênis, quebrou os dois primeiros serviços de Cid e abriu 4 a 0 de vantagem. Depois disso, o brasileiro não deu chances para o dominicano e teve calma para confirmar seus saques, fechar em 6 a 2 e garantir a vitória e o ponto para o Time Correios Brasil.
 
"Foi um dia duro, os dois jogos foram bem parelhos devido às condições bem rápidas. O jogo do Sorgi foi bastante equilibrado, poderia ter ido para qualquer lado. E no meu, tive muitas chances no primeiro set, poderia ter concretizado antes, mas acabei desperdiçando um pouco, mas valeu a parte mental, de ficar tranquilo, de acreditar no que eu estava fazendo e virar o jogo para empatar o confronto", ressaltou Monteiro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook