Cilic e Monfils disputam o Rio Open pela primeira vez em 2018

Número 4 do mundo e campeão do US Open em 2014, croata estreia no saibro carioca ao lado de irreverente francês / Foto: Getty Images/Adam PrettyNúmero 4 do mundo e campeão do US Open em 2014, croata estreia no saibro carioca ao lado de irreverente francês / Foto: Getty Images/Adam Pretty

Rio de Janeiro - A edição de 2018 do Rio Open apresentado pela Claro terá a estreia de dois grandes jogadores do circuito mundial: o croata Marin Cilic, quarto colocado no ranking mundial e campeão do US Open em 2014, e o francês Gael Monfils, ex-número 6 do mundo.
 
Eles se juntam ao austríaco Dominic Thiem, atual campeão do maior torneio de tênis da América do Sul e maior evento do calendário esportivo olímpico anual do país. A quinta edição do evento, que além de Thiem já coroou Rafael Nadal, David Ferrer e Pablo Cuevas, acontecerá entre 19 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
 
Cilic venceu 17 torneios no circuito mundial em incríveis 30 finais. Sua campanha no Grand Slam norte-americano há três anos foi incontestável, com direito a vitória diante de Roger Federer na semifinal, por 3 a 0. O croata voltou a uma decisão de Slam neste ano, sendo vice-campeão em Wimbledon. Aos 29 anos, Cilic também tem um título de Masters 1000, conquistado em Cincinnati em 2016, e em uma de suas melhores temporadas no tour, deve ser anunciado em breve para disputar novamente o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores do mundo no final do ano.
 
“Estou super animado para jogar o Rio Open pela primeira vez. Estive no Rio nas Olimpíadas e adorei a experiência. Vai ser especial jogar diante dos fãs brasileiros novamente,” disse o número quatro do mundo.
 
Um dos jogadores mais carismáticos do circuito, Monfils trará ao saibro carioca suas jogadas espetaculares. O francês conquistou seis troféus na carreira, já foi vice-campeão de três Masters 1000 e semifinalista em Roland Garros (2008) e no US Open (2016). Seu melhor momento na temporada foi a decisão no torneio de Eastbourne, na Inglaterra. Com seu estilo de jogo versátil, Monfils, atual 46o na ATP, tem um bom desempenho em todas as superfícies e adora jogar com o público.
 
“Finalmente consegui colocar o Rio Open no meu calendário. Faz tempo que eu tenho vontade de jogar o torneio e agora vai acontecer. Eu adoro o Brasil e estou super animado para jogar diante dos cariocas e para visitar a Cidade Maravilhosa,” disse Monfils.
 
Com a presença de Cilic, Rio Open mantém a tradição de sempre ter um jogador top 5 em seu line-up e já tem 2 jogadores top 10 confirmados. Nas edições passadas, Rafael Nadal, David Ferrer e Kei Nishikori garantiram a elite do tênis mundial no maior torneio de tênis da América do Sul.
 
“Trazer o Monfils para o Rio Open já era um desejo antigo da gente e do público e agora contar com o Cilic um jogador top 5, campeão de Grand Slam, vai tornando o line up um dos  mais interessantes e variados da nossa história. Junto ao Thiem, teremos um mix de estilos de jogos e de personalidades que vai ser um espetáculo para o público,” disse Luiz Procópio Carvalho, Diretor do Rio Open.
 
Marin Cilic (CRO)
Idade: 29 anos
Nascimento: Medjugorje, Bósnia e Herzegovina
Ranking: 4º
Melhor ranking: 4º (2017)
Treinadores: Jonas Bjorkman e Ivan Cinkus
Títulos na carreira: 17
Melhor campanha em Grand Slam: campeão do US Open (2014)
Melhor campanha em 2017: vice-campeão de Wimbledon
 
Gael Monfils (FRA)
Idade: 32 anos
Nascimento: Paris, França
Ranking: 42º
Melhor Ranking: 6º (2007)
Treinador: Mikael Tillstrom
Títulos na carreira: 6
Melhor campanha em Grand Slam: semifinalista de Roland Garros (2008) e do US Open (2016)
Melhor campanha em 2017: vice-campeão de Eastbourne, na Inglaterra
 
Todos os campeões do Rio Open: 
 
Rafael Nadal – 2014
David Ferrer – 2015
Pablo Cuevas – 2016
Dominic Thiem – 2017
 
Vale ressaltar que o Rio Open é o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500 em 2018, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook