Welisson Silva garante a prata no levantamento de peso, em Santiago

Atleta mineiro dedica resultado em Santiago à família / Foto: Adriano Winckler / COB

Rio de Janeiro - Depois de disputar as três últimas edições dos Jogos Sul-Americanos – Brasil 2002, Argentina 2006 e Colômbia 2010 -, o mineiro Welisson Silva assegurou na noite deste sábado, dia 15, em Santiago, no Chile, sua primeira medalha na competição no levantamento de peso (categoria até 77kg). Welisson levantou 142kg (arrancada) e 177kg (arremesso), totalizando 319kg . O ouro ficou com o venezuelano Junior Sanchez (156kg de arranque e 175kg de arremesso), estabelecendo novo recorde sul-americano. O bronze foi garantido pelo colombiano Edinson Ângulo (140kg de arranque e 176kg de arremesso).

“Quando a prova terminou, pensei: até que enfim, finalmente. Viemos bem preparados e treinados. Logo na primeira tentativa no arremesso garanti a medalha de bronze. A partir daí, tentei lutar pelo ouro, mas fiquei muito feliz com o meu resultado. Este atleta da Venezuela foi quinto colocado nos últimos Jogos Olímpicos em uma categoria abaixo dos 77kg”, disse Welisson, que dedicou a medalha de prata à família. “Batalhei muito para representar bem o Brasil”, completou o mineiro de 30 anos, que tinha um outro sonho.
 
“Jogava futebol no Viçosa Futebol Clube. Era lateral direito. Um dia, a minha antiga treinadora (Maria Elisabete) me viu e achou que eu tinha o biotipo para o levantamento de peso. Fiquei treinando uma semana e abandonei, porque senti muitas dores. Voltei a jogar futebol durante mais dois anos, até que, um dia, o meu amigo Wanderson me chamou para treinar novamente e me disse que o futebol não daria futuro. Voltei e me apaixonei pelo esporte. E o meu amigo ficou apenas dois meses treinando”, lembra Welisson.
 
Os X Jogos Sul-Americanos serviram como preparação para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá no final de maio, na República Dominicana.