Último trecho do BRT Transoeste é inaugurado no Rio de Janeiro

Estação do BRT / Foto: Cidade Olímpica / Divulgação

Rio de Janeiro - A realidade de ônibus mais confortáveis e menos tempo no trânsito chegou ao bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi inaugurado o último trecho do BRT Transoeste, ligando Santa Cruz a Campo Grande. O trecho em questão inicia-se na estrada da Pedra, segue pela avenida Cesário de Melo até chegar a Campo Grande, ao longo de 16km.

Durante a viagem inaugural, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da ligação entre os dois bairros e o aumento do número de ônibus no trecho.
 
"Você tem toda a reta da Avenida Cesário de Melo, que tem muitas comunidades, muitos bairros e com pessoas que precisam de transporte com qualidade. O BRT é um super ganho para a população da Zona Oeste. Completamos esse ciclo aqui na Zona Oeste, que depois vai se ligar com a Transolímpica, quando ela estiver pronta", afirmou.
 
Com nove estações inauguradas no último sábado (Inhoaíba, Ana Gonzaga, São Jorge, Pina Rangel, Parque da Esperança, Cândido Magalhães, Prefeito Alim Pedro, Gramado e Terminal Rodoviário de Campo Grande), a redução de tempo de viagem será de 25%, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes. Aproximadamente 20 mil pessoas utilizarão o serviço diariamente, com o tempo médio de viagem, que antes era de 50 minutos, reduzido para 38 minutos.
 
A operação do último trecho do BRT Transoeste contará com 25 veículos BRT com capacidade para 100 pessoas e com intervalos médios de seis minutos nos horários de pico, em sistema parador, e funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Para auxiliar os novos passageiros, funcionários trabalham em todas as estações entre Santa Cruz e Campo Grande distribuindo panfletos informativos sobre o novo serviço. Ao todo, foram investidos R$ 84,4 milhões na implantação dessa nova etapa da Transoeste.