Time Brasil já tem 32 atletas classificados para Nanquim 2014

Jogos Olímpicos da Juventude acontecem de 16 a 28 de agosto, na China / Foto: Divulgação / COB

Rio de Janeiro - A delegação brasileira já garantiu 32 vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, que será realizado entre os dias 16 e 28 de agosto, na China.  A confirmação das vagas ocorreu durante o Seminário de Chefes de Missão, realizado nesta semana, em Nanquim. O processo classificatório irá até junho.

Atualmente o Brasil já está classificado em 11 modalidades, e ainda luta pela classificação em outras 15. A Chefe da Missão Brasileira será Adriana Behar, gerente geral de planejamento esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro. Na primeira edição dos Jogos, em Cingapura, em 2010, o Time Brasil foi representado por 81 atletas. 

As modalidades que já garantiram vaga em Nanquim são: basquete 3x3 (8), canoagem (1), ciclismo (4), judô (2), natação (8), remo (1), saltos ornamentais (1), taekwondo (2), tênis de mesa (1), tiro com arco (2) e vela (2). O Brasil ainda tenta a classificação no atletismo, badminton, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, hipismo, levantamento de peso, pentatlo moderno, tênis, tiro esportivo, triatlo e vôlei de praia.  Entre os esportes coletivos que serão disputados nos Jogos (futebol, handebol, hóquei sobre grama e rugby), cada país pode participar de apenas um. No caso do Brasil este esporte será o handebol.
 
Além dos atletas brasileiros que estarão em Nanquim 2014, o Brasil ainda terá uma representante  especial. Lara Teixeira, atleta olímpica do nado sincronizado, será uma das Embaixadoras dos Jogos junto aos cerca de 3.500 jovens atletas do mundo inteiro que competirão no evento.  Aos 26 anos, Lara participou nesta semana do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos, em Nanquim, e pode conhecer mais detalhes de sua participação no evento.
 
“Durante os Jogos terei a função de estimular os atletas a participar dos programas de cultura e educação que o COI possui dentro e fora da Vila  Olímpica. Estou supermotivada com esse trabalho, que para mim é motivo de orgulho, reconhecimento e, acima de tudo, muita responsabilidade.  Fiquei muito honrada com o convite do Comitê Olímpico Brasileiro para ser embaixadora dos Jogos. Este é um projeto muito sério que pretendo levar adiante até mesmo após os Jogos de Nanquim”, afirmou.