Time Brasil embarca para a disputa dos I Jogos Sul-americanos da Juventude

COB organizou seminário em São Paulo para mostrar o planejamento dos Jogos aos atletas / Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB

Rio de Janeiro - Os jovens integrantes do Time Brasil que representarão o país na primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude Lima 2013 embarcaram para a capital peruana na manhã desta quarta-feira, dia 18. No dia anterior à viagem, cerca de cem atletas com idade até 17 anos se reuniram em um hotel em São Paulo para um seminário organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), preparatório à competição continental.

Os Jogos serão realizados entre os próximos dias 20 e 29. O Brasil participará de todas 22 modalidades em disputa: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia.

Os Jogos Sul-americanos da Juventude reunirão mais de 1200 atletas com idade até 17 anos de 14 países do continente. Além do Brasil e do Peru, os países participantes são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname. O chefe de missão brasileira, Sebástian Pereira, foi antes para Lima para acertar os últimos detalhes do planejamento do COB e receber a delegação no aeroporto.
 
“O COB está proporcionando a estes jovens os mesmos serviços prestados aos atletas olímpicos. Forneceremos as melhores condições possíveis para que eles possam obter seus melhores desempenhos, independente do resultado”, afirmou Gustavo Harada, subchefe da missão brasileira. “É um orgulho representar o Time Brasil e eles devem agarrar esta oportunidade dando o melhor na competição. Estamos vivendo um momento especial no esporte olímpico brasileiro. A estrutura de hoje é muito superior à de antigamente. Os atletas devem aproveitar este momento”, completou Harada.
 
O complexo planejamento montado pelo COB para viabilizar a participação brasileira em Lima foi apresentado para os atletas durante o seminário, que contou com apresentações sobre as competições esportivas, programação cultural, transporte, área médica, doping, imprensa, mídias sociais, e Movimento Olímpico.  Para muitos, esta é a primeira oportunidade de participar de um evento multiesportivo.  
 
“A organização do COB mostra que o evento é mais sério do que a maioria dos campeonatos que eu já participei. Já me imagino disputando Pan ou Jogos Olímpicos com esse pessoal”, vislumbrou o velejador Pedro Correa, de 15 anos, considerado um dos melhores iatistas do país em sua idade.  Em 2012, Pedro participou do mundial da classe Optimist, na Itália, onde ajudou o Brasil a ficar entre os Top 10 do mundo. Em Lima, o atleta competirá na classe Laser 4.7.
 
Se no começo do dia os atletas mostravam-se tímidos, não demorou muito tempo para começarem a interagir entre as diferentes modalidades. “Achei o seminário muito importante. Dá uma motivação maior para os atletas que estão começando agora. Ver o COB trabalhando desse jeito, nos oferecendo essa estrutura toda nos dá mais motivação”, disse a carioca Lohaynny de Oliveira Vicente, de 17 anos, atleta de badminton.
 
“Esta é mais uma etapa importante que eu tenho que passar na minha carreira. Meu sonho é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e estou trabalhando para isso”, projetou Lohaynny, uma das atletas mais “experientes” da delegação. Em 2011, a jovem participou dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara e tem no currículo resultados de destaque no cenário continental, como o tricampeonato pan-americano Júnior. Desde 2013, a atleta, que trocou o Rio de Janeiro por Campinas, integra a seleção brasileira adulta da modalidade. 
 
A criação dos Jogos Sul-americanos da Juventude faz parte do planejamento estratégico da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) para o desenvolvimento esportivo da região. A iniciativa está alinhada aos Jogos Olímpicos da Juventude, seguindo o mesmo programa esportivo, faixa etária, e filosofia de fortalecimento do esporte com o estímulo à cultura e à promoção da ética e da educação dos jovens. A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecerão em 2014 em Nanjing, na China. O sul-americano não é classificatório para os Jogos Olímpicos, mas serve como preparação.