Thomas Bach é eleito novo presidente do COI

Thomas Bach (esquerda) e Jacques Rogge (direita), atual e ex-presidente do COI, respectivamente / Foto: IOC / Juilliart

Rio de Janeiro - O alemão Thomas Bach, de 59 anos, foi eleito nesta terça-feira o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Bach concorreu com outros cicno candidatos ao cargo mais alto do mundo do esporte: Sergey Bubka (Ucrânia), Richard Carrion (Porto Rico), Ser Miang Ng (Singapura), Denis Oswald (Suíça) e Ching-kuo Wu (China).

"Muito obrigado a todos vocês", disse Bach logo após sua eleição. "Deixem-nos, esta grande orquestra universal de membros do COI, jogarmos juntos e em harmonia em direção a um futuro brilhante para o Movimento Olímpico, sob a liderança do COI", discursou.
 
O novo presidente substitui Jacques Rogge, cujo mandato de 12 anos termina oficialmente nesta terça-feira, no final da 125ª sessão do COI. O mandatário é tradicionalmente eleito pelos membros do COI por votação secreta para um mandato de oito anos, com a possibilidade reeleição para um segundo mandato de quatro anos.
 
Assim como na eleição da cidade-sede para os Jogos Olímpicos, a votação para presidente é constituída de várias rodadas, até que haja maioria absoluta dos votos para um candidato. Desta vez, foi preciso apenas duas votações para que Bach se sagrasse vitorioso na disputa.
 
Confira abaixo os números disponibilizados pelo COI sobre a eleição desta terça-feira.
 
 
Resultado da votação 
 
Round 1
Thomas Bach: 43
Sergey Bubka: 8
Richard Carrion: 23
Ser Miang Ng: 6
Denis Oswald: 7
Ching-kuo Wu: 6
 
Round 1 tie-break
Ser Miang Ng: 56
Ching-kuo Wu: 36
 
Round 2
Thomas Bach: 49
Sergey Bubka: 4
Richard Carrion: 29
Ser Miang Ng: 6
Denis Oswald: 5