Seleção feminina de pentatlo passa por avaliação bioquímica

Yane Marques, Priscila Oliveira e Larissa Lellys foram submetidas a exames no CT Time Brasil / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou no fim da semana passada uma avaliação bioquímica das atletas da seleção brasileira feminina de pentatlo moderno, entre elas a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, Yane Marques. Além de Yane, Larissa Lellys e Priscila de Oliveira foram avaliadas pelo departamento de Ciências do Esporte do COB no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

O objetivo é identificar características pessoais e elaborar um plano de treinamento específico para cada atleta. Na análise bioquímica, por meio de uma amostragem sanguínea, são avaliados os níveis de estresse, esforço e recuperação. Hoje em dia, através da enzima creatina (CK), marcadora do dano muscular, é possível identificar o grau de esforço a que o atleta se submete e seu risco imediato de desenvolver uma lesão.
 
As avaliações fazem parte do trabalho de suporte com base nas Ciências do Esporte que o COB realiza, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, visando otimizar, de forma individualizada, o treinamento e o processo de recuperação dos principais atletas brasileiros.
 
O Departamento de Ciências do Esporte do COB foi criado há cerca de quatro anos. A área está dividida em sete setores: fisiologia, bioquímica, nutrição, psicologia, meteorologia, treinamento esportivo e vídeo análise. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, o COB teve cerca de 20 profissionais ligados à área, tendo como base o Crystal Palace, CT exclusivo do Time Brasil antes e durante os Jogos.