Rio 2016 anuncia 38% dos locais de competição prontos

Maracanãzinho / Foto: Alex Ferro / Rio 2016

Rio de Janeiro - Faltando pouco mais de 2 anos para os Jogos, 38% dos locais de competição já estão prontos para o evento, anunciou o Comitê Rio 2016 . Das 29 instalações permanentes, 11 estão operacionais, oito necessitam de reforma e outras 10 fazem parte do legado esportivo que será construído para a cidade. 
 
O evento contará ainda com oito instalações temporárias, montadas apenas para receber as competições.
 
A evolução das obras pode ser observada nas quatro regiões de competição. Enquanto a construção do Parque Olímpico da Barra avança, com a conclusão das obras de fundação dos Halls Olímpicos 1, 2 e 3, o Campo Olímpico de Golfe está sendo irrigado para dar início ao plantio da grama. 
 
Na Lagoa Rodrigo de Freitas, os estudos batimétricos – para análise da profundidade – já foram realizados, ao passo que o desenho do percurso integrado das pistas de atletismo, ciclismo e paraciclismo de estrada, no Parque do Flamengo, foi iniciado.
 
“Estamos avançando na construção das instalações de competição do Rio 2016, com todos os projetos básicos e executivos concluídos ou em fase de conclusão e com as obras de fundação em plena execução. Embora não sejam tão visíveis, os trabalhos preparatórios do terreno e fundações, que ocorrem embaixo do solo, são extremamente importantes para a estrutura final e, muitas vezes, correspondem até a 20% do volume total da construção”, explica Alexandre Techima, diretor de Integração de Infraestrutura do Comitê Rio 2016.
 
Em Deodoro, o processo de licitação do segundo maior complexo esportivo dos Jogos está em curso, com o início das obras previsto para o segundo semestre deste ano. Três locais de competição já existentes - o Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Centro Nacional de Hipismo e o Centro Aquático de Pentatlo Moderno - serão adaptados, quatro instalações novas representarão um importante legado esportivo para a cidade e duas estruturas temporárias também serão criadas. 
 
Em paralelo, o Maracanã se prepara para receber, no próximo mês, os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014.