Promessa de 2016 quebra o próprio recorde mundial no tiro

William / Foto: Divulgação CBPM

Rio de Janeiro - A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) homologou o novo recorde mundial de série de tiro da categoria Júnior do pentatlo moderno ao brasileiro William Muinhos. No Mundial Júnior deste ano, em maio, na Polônia, o pentatleta fez os cinco acertos no alvo de uma das quatro séries do evento combinado de tiro a laser e corrida da disputa em apenas 7s47. A marca anterior, de 8s, já era do carioca e havia sido conquistada no Mundial Júnior do ano passado, na Hungria.
 
Com o novo tempo, William fica apenas 0s21 atrás do mesmo recorde na categoria Sênior, que é do mexicano Ricardo Vera (7s26). “Quando eu vi no computador que tinha feito um tempo menor que o anterior já saí vibrando e muito feliz com o feito. Quando o locutor anunciou e a arquibancada me aplaudiu foi algo magnífico”, disse o brasileiro ao relembrar o momento da conquista na Polônia.
 
Como em 2015 William completará 22 anos de idade, na atual temporada ele se despede da categoria Júnior, destinada oficialmente para competidores de 19 a 21 anos. O brasileiro fecha um ciclo nas categorias de base na modalidade com chave de ouro e já projeta outras conquistas daqui pra frente.
 
“Estava querendo muito esse recorde, já que no ano que vem não terei outra oportunidade. A partir de agora, quero obter outros resultados a nível mundial na categoria Sênior e sei que, para isso, preciso treinar para melhorar pouco a pouco”, ele avalia.
 
Recorde atrás de recorde - Os recordes de William Muinhos vão além do tiro a laser no pentatlo moderno. Em 2010, com apenas um ano na modalidade, ele foi um dos representantes do Brasil na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Na ocasião, a pistola a laser do tiro esportivo da modalidade foi empregada pela primeira vez em uma competição internacional, substituindo o antigo aparato de chumbinho.
 
Em julho de 2011, ainda atleta Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos), William chegou a liderar o ranking mundial da categoria. Poucos meses depois, se tornou o primeiro brasileiro a avançar até uma final masculina de um Mundial da modalidade, feito obtido no Mundial Júnior da Argentina. No início do ano passado, figurou no Top 20 do ranking mundial Júnior, em 18º.
 
“Eu e todos os profissionais que trabalhamos com o William só podemos sentir muito orgulho dos recordes do pentatleta. Esse resultado coroa uma série de trabalho que vem sendo realizado há anos”, destaca Fábio Corrêa, coordenador-técnico do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro.
 
Depois do Mundial de 2011, William voltou à Final do Mundial Júnior no ano passado. Ao lado do pernambucano Felipe Nascimento, ele fez com que o Brasil tivesse pela primeira vez dois pentatletas em uma final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno. No Mundial da Polônia, neste ano, ele participou da grande disputa do torneio pela terceira vez, a segunda consecutiva.
 
“Esse recorde do William certamente serve de modelo para outros atletas. Em treinos, ele já conseguiu tempos mais baixos e não bateu este recorde antes por ansiedade. Acredito que ele possa baixar este tempo em mais de um segundo”, avalia Clóvis Sasaqui, instrutor de tiro do recordista.