Phelps chega à final nos EUA e cresce para 2016

Michael Phelps: retorno cada vez melhor / Foto: Reprodução Facebook

Rio de Janeiro - O Grande Prêmio de Santa Clara, na Califórnia (EUA) viu o multicampeão olímpico Michael Phelps se classificar para duas finais nesta sexta-feira. A chegada às finais não seria surpresa se o nadador americano não estivesse voltando de uma recém-aposentadoria de dois anos - Phelps resolveu parar após Londres 2012. 

Dessa vez, na prova californiana, o americano se deu bem nos 100m borboleta (teve o melhor tempo, com 52.57s, marca muito próxima à sua melhor da curta temporada) e foi 3º colocado nas eliminatórias dos 100m estilo livre. 

As classificações dão fôlego ao retorno do nadador e fazem crescer a expectativa quanto ao seu desempenho nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. A princípio, Phelps ainda não garantiu que disputará as Olimpíadas, por isso a especulação em torno do assunto só cresce com seu retorno vitorioso às piscinas. 

O Grande Prêmio de Santa Clara é a terceira competição do americano desde que retornou da "aposentadoria". Nas duas primeiras competições, Phelps abocanhou uma medalha de ouro e outra de prata. 

Além das etapas classificatórias já disputadas nos 100m livre e borboleta, o nadador ainda encara os 200m livre e 200m estilo medley. 

Phelps é o maior nadador da história, com um histórico invejável de 22 medalhas olímpicas (18 de ouro). O atleta, porém, não confirmou ainda se disputará o Mundial de Natação da Rússia, em 2015, ou os Jogos do Rio, em 2016.