Julgamento de Pistorius começa na segunda e será parcialmente televisionado

Juiz Mlambo anuncia a transmissão parcial do julgamento, que começa na próxima segunda / Foto: Reprodução / BBC

Rio de Janeiro - Um juiz da África do Sul anunciou, nesta terça-feira, que o julgamento do campeão paralímpico Oscar Pistorius poderá ser parcialmente televisionado. 

Pistorius atirou na sua namorada, a modelo e apresentadora de reality show Reeva Steenkamp, há mais de um ano e o julgamento pelo assassinato começa na próxima segunda-feira. 

Promotores do Estado alegam que o homicídio teria sido premeditado, enquanto que a defesa do sul-africano alega que ele teria confundido Reeva com um intruso na propriedade do casal.

Uma repórter da BBC afirmou que essa será a primeira fez que partes de um julgamento serão transmitidas pela TV na África do Sul. 

O juiz Dunstan Mlambo, da corte de Pretoria, foi indagado pelas emissoras de TV sobre quais partes poderiam ser divulgadas. 

A corte decidiu que o áudio do julgamento poderá ser transmitido na íntegra mas que as imagens, entretanto, serão limitadas. 

Poderão ser divulgados os argumentos iniciais de ambas as partes, as evidências dos peritos, os testemunhos dos policiais e os argumentos finais do julgamento. 

O testemunho do Pistorius e suas testemunhas não poderão ser exibidos na TV. 

A prisão de Pistorius foi um grande susto para a África do Sul. O atleta duplamente amputado, de 27 anos, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e também surpreendeu ao competir nos Jogos Olímpicos, com atletas não amputados.