Detonação marca início da abertura do túnel da Transolímpica

Autoridades e engenheiros celebram a primeira detonação do túnel / Foto: Beth Santos

Rio de Janeiro - A primeira detonação de rochas para a perfuração do túnel da Transolímpica, na Serra do Engenho Velho, na Zona Oeste, aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 8, um dia antes da data comemorativa que marca a contagem regressiva de 1.000 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A obra é fundamental para a realização dos Jogos, uma vez que ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico da Barra ao Parque Radical, em Deodoro.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, acompanharam a operação.
 
"É uma data emblemática. Fico muito feliz com essas ações e programações que estão sendo feitas. Esse é um dos maiores legados que os Jogos Olímpicos do Rio deixarão para a cidade, que só tem a ganhar ao estender os seus limites", disse Nuzman.
 
A Transolímpica terá duas pistas com três faixas cada e 23 quilômetros de extensão. Duas dessas faixas serão destinadas a carros e uma será um corredor expresso no sistema BRT (Bus Rapid Transit) com 18 estações, dois terminais de passageiros, dois túneis, além de pistas para os carros.
 
O túnel que começou a ser perfurado será o quinto maior da cidade e passará pelos bairros de Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. Ele terá subestações de controle, monitoramento 24 horas, com gerador próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro.
 
Junto com os BRTs Transoeste, Transcarioca e Transbrasil, a Transolímpica contribuirá com o transporte de alta capacidade. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), a previsão para a conclusão das obras é dezembro de 2015.