De olho em 2016, Yane, do pentatlo, é bronze no Qatar

Yane Marques / Foto: Divulgação / UIPM

Rio de Janeiro - A pentatleta brasileira Yane Marques terminou a temporada 2013 com pódio. Neste sábado, a pernambucana conquistou a medalha de bronze no torneio Campeão dos Campeões, que reuniu os melhores atletas da modalidade no Qatar, depois de somar 5.108 pontos.

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Margaux Isaksen (5.224), que conquistou o bicampeonato na competição, já que também venceu o torneio na última edição, em 2011. A prata foi para a polonesa Oktawia Nowacka (5.156).
 
O torneio reuniu 16 pentatletas de 12 países. Yane chegou ao Qatar depois de 10 dias em um aperfeiçoamento com ênfase na esgrima na França. Os dias no país europeu fizeram efeito, já que a brasileira começou o dia no Campeão dos Campeões em 5º depois de vencer nove duelos na luta com a espada e conquistar 936 pontos na prova. Com a natação, ela foi para o 2º lugar, depois de fazer o 2º tempo nos 200m estilo livre, 2min15s47 (1.176). Com o hipismo, a brasileira foi para a liderança da disputa. A pernambucana fez a melhor apresentação nos saltos com o cavalo, não derrubando nenhum obstáculo e levando a pontuação máxima da equitação (1.200).
 
Esta foi a última prova da temporada de Yane, que foi marcada pelo inédito vice-campeonato Mundial, em agosto, em Taiwan.