Contagem regressiva para Jogos Sul-Americanos do Chile

Mascote dos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A primeira semana útil de 2014 marca, também, uma contagem regressiva para o esporte da América do Sul. Faltam menos de 60 dias para os Jogos Sul-Americanos, que desta vez serão disputados em Santiago, no Chile, entre 7 e 18 de março. E o Brasil, em plena preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, estará presente com algumas de suas maiores estrelas de 2013.

Além das garotas do handebol, por exemplo, que conquistaram o inédito título mundial para o país em dezembro, na Sérvia, o nadador Cesar Cielo, campeão olímpico e tricampeão mundial dos 50m livre, também é nome certo na delegação do país, assim como o ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico e também mundial nas argolas.
 
Em ano de Copa do Mundo no Brasil (entre 12 de junho e 13 de julho), março surge como um mês bastante propício para os esportistas brasileiros participarem dos Jogos Sul-Americanos.
 
A maioria volta das festas de fim de ano e inicia os treinamentos nesta primeira semana completa de janeiro. Assim, competir em março já dará uma idéia do quanto o planejamento para o ano está acertado ou precisando de ajustes. As principais competições nacionais da temporada foram adiadas em relação às datas mais comuns (caso do atletismo, que transferiu seu Troféu Brasil para o segundo semestre) ou serão realizadas antes da Copa (como os aquáticos).
 
Em Santiago, estarão em disputa 44 modalidades, algumas delas não-olímpicas, como o boliche, o esqui aquático, o futebol de salão, o caratê e a patinação de velocidade.
 
Estão inscritos representantes de 14 países, dois deles convidados da América Central e do Caribe — Aruba e Panamá. Os outros são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
 
Além do Brasil, a Colômbia também tem destaques, segundo o site dos organizadores, como a ciclista Marian Pajón, ouro olímpico no BMX em Londres-2012, além de campeã pan-americana em Guadalajara 2011. Outra atleta bem-sucedida é Catherine Ibargüen, ouro no salto triplo do Mundial de Atletismo de Moscou 2013, além de Jossimar Calvo, ouro no geral individual da ginástica no Pan de 2011.
 
Da Venezuela, a estrela é o esgrimista Rubén Limardo, ouro olímpico na espada em Londres-2012. Da Argentina, estará presente Sebastipan Crismanich, campeão olímpico até 80 kg do taekwondô, também em Londres-2012.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook