COI anuncia sede de 2020 sábado; entenda o processo de escolha

Istambul, Tóquio ou Madrid sediarão os Jogos de 2020 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Na tarde do próximo sábado, dia 7 de setembro de 2013, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, anunciará a cidade-sede dos XXXII Jogos Olímpicos, que ocorrerão em 2020. Istambul (Turquia), Tóqui (Japão) e Madrid (Espanha) são as finalistas da disputa. Este anúncio vem após um processo de escolha que já dura dois anos, desenvolvido por muito tempo para garantir que a cidade eleita seja capaz de sediar com sucesso a Olimpíada. Abaixo você encontra um resumo de todo o processo, desde a candidatura até a decisão final do Comitê.

Fase 1: Requisição

Um total de seis cidades endossadas por seus Comitês Olímpicos Nacionais ( CONs ) apresentaram suas candidaturas para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. São elas: Baku (Azerbaijão), Doha (Catar), Istambul (Turquia), Madrid (Espanha), Tóqui (Japão) e Roma (Itália). Após o encaminhamento das candidaturas, o COI faz uma revisão completa do potencial de cada cidade para organizar os Jogos. Elas respondem a um questionário cujas respostas são estudadas por um Grupo de Trabalho específico determinado pelo COI. Após as análises, é produzido um relatório que auxiliará na escolha das cidades que terão suas candidaturas aceitas. Roma retirou sua candidatura durante a primeira fase do processo de licitação

 
Fase II: Candidatura
 
Em 23 de maio de 2012, o Conselho Executivo do COI selecionou Istambul, Tóquio e Madri como cidades candidatas para avançar para a segunda fase do processo de licitação. Até 7 de janeiro de 2013, todas as três cidades tinham apresentado os seus arquivos, com uma descrição detalhada e um modelo de seu projeto olímpico, baseados nos 14 temas do Procedimento de Candidatura do COI. Esses arquivos são a base para a oferta de cada cidade para os Jogos.
 
Comissão de Avaliação
 
Em 6 de setembro de 2012, o presidente Rogge anunciou a composição da Comissão de Avaliação do COI para os Jogos de 2020. Liderados pelo membro do conselho executivo do COI, Craig Reedie, a Comissão é composta por representantes do Movimento Olímpico e uma série de assessores técnicos. A Comissão visitou cada uma das cidades candidatas, nas seguintes datas:
 
Tóquio, 4-7 março 2013
Madrid, 18-21 mar 2013
Istambul, 24-27 mar 2013
 
Após estas visitas, a Comissão apresentou o relatório da Comissão de Avaliação do COI, que é uma avaliação técnica detalhada de cada cidade, destacando os riscos e oportunidades. O relatório foi tornado público e distribuído aos membros do COI em 25 de junho de 2013.
 
Briefing para os membros do COI
 
Em 3 e 4 de Julho de 2013, um briefing das cidades-candidatas foi passado aos membros do COI, em Lausanne. Este encontro deu às cidades e os membros do COI a oportunidade de discutir os elementos técnicos de suas propostas durante um período de dois dias. O encontro deste ano teve a participação de 86 membros e envolveu um briefing técnico de cada cidade, seguido por um segundo dia para os membros, aberto a perguntas.
 
125 ª Sessão do COI em Buenos Aires
 
O ponto culminante do processo de licitação foi a 125ª reunião da Sessão do COI, em Buenos Aires, Argentina. Cada uma das cidades teve 45 minutos para fazer uma apresentação para a sessão, seguido por 15 minutos para perguntas. 
 
Votação
 
Todos os membros elegíveis do COI são, então, convocados a votar . Em cada rodada, cada membro participante do COI pode votar em apenas uma cidade. De acordo com as regras de votação, apenas os membros do COI que não sejam nacionais de países para os quais existe uma cidade candidata em uma rodada estão autorizados a votar. Os votos dos membros que não participam de uma rodada de votação ou que se abstêm, bem como as entradas inválidas de voto eletrônico, não são levados em conta para o cálculo da maioria necessária .
 
Se, após a primeira rodada de votação, nenhuma cidade obtiver a maioria absoluta dos votos expressos, faz-se uma nova rodada. A cidade que recebe o menor número de votos deixa a competição. O nome desta cidade é tornado pública imediatamente e a votação segue. Se apenas duas cidades permanecem na disputa , aquele que obtiver o maior número de votos é eleita sede.
 
A cidade vencedora é então publicizada pelo presidente do COI, na cerimônia de anúncio. Após isso, cidade eleita assima um contrato de anfitrião com o COI.