COB lança comissão e programa de apoio à mulher no esporte

Adriana Behar, medalhista olímpica e gerente de planejamento esportivo da entidade, está à frente dos projetos / Foto: Rafael Bello / COB

Rio de Janeiro - Com o objetivo de valorizar e estimular a participação feminina no universo esportivo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estruturou a Comissão Mulher no Esporte (CME), que por sua vez criou o Programa de Apoio à Mulher (PAM), lançado nesta quinta-feira, dia 24. Adriana Behar, medalhista olímpica de vôlei de praia e gerente de planejamento esportivo do COB, está à frente da comissão.

A iniciativa conta com a ajuda do Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional, que fornece recursos para o PAM. E os primeiros passos do programa já foram dados: o COB contratou mais três jovens aprendizes para auxiliar seis mulheres de diferentes cargos na instituição. As profissionais escolhidas para ocupar as vagas do grupo tornam-se líderes e têm como missão colaborar com o crescimento das jovens que estão vivendo a oportunidade do primeiro emprego.
 
“Por meio de melhorias na infraestrutura do dia-a-dia e do aperfeiçoamento da rotina operacional, iniciamos a ação que tem o objetivo de valorizar a mulher e potencializar suas capacidades”, explicou a presidente da Comissão, Adriana Behar, lembrando que 44% dos profissionais do COB são do sexo feminino, sendo 33% delas líderes e 14% ex-atletas. Adriana informou ainda que o programa pretende estender a ação para outras áreas do COB em 2014.