COB disponibiliza CT’s da Holanda para o treinamento de atletas brasileiros

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)  / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Os atletas brasileiros ganharam mais opções de treinamento no exterior para a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na segunda-feira, dia 20 de Maio, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinou um convênio com o Comitê Olímpico da Holanda, que possibilitará aos atletas brasileiros condições especiais de treinamento em quatro dos principais CT’s holandeses.  A parceria com o Comitê Olímpico da Holanda é mais uma ação do COB para melhorar a qualidade de treinamento dos atletas do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
“A Holanda é um país com grande tradição em diversas modalidades olímpicas e possui excelentes Centros de Treinamento. Agora, esses centros estão à disposição dos atletas brasileiros. Estamos certos de que essa parceria trará muitos benefícios para a preparação dos nossos atletas”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.  “Estamos muito felizes com essa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, importante para a execução do nosso planejamento para o Rio 2016”, considerou Gerard Dielessen, CEO do Comitê Olímpico da Holanda.
 
O acordo tem validade até dezembro de 2016, com opção de renovação. Com isso, o Brasil passa a contar com quatro dos principais Centros de Treinamento holandeses para a realização de períodos de treinamento (training camps) de seus atletas. O COB, por sua vez, dará apoio logístico e operacional aos atletas ou equipes indicadas pelo Comitê Olímpico da Holanda que vierem ao Brasil em período de treinamento, aclimatação ou ambientação visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, as duas partes se comprometem a dar apoio administrativo e a desenvolver um planejamento em conjunto para a capacitação de recursos humanos, com foco principal em profissionais que trabalhem com as ciências do esporte.
 
Nos últimos meses, o COB implementou uma série de ações para melhorar a qualidade de treinamento dos atletas do Time Brasil com vistas ao Rio 2016. Além da contratação direta de treinadores estrangeiros para modalidades estratégicas, o COB intensificou o envio de equipamentos esportivos para confederações e clubes.
 
Na semana passada, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Escola Naval assinaram convênio para transformar o local em base de treinamento para quatro modalidades olímpicas até os Jogos Rio 2016: vela, nado sincronizado, polo aquático e tiro esportivo. Em março, o COB já havia acertado uma parceria com o Centro de Alta Performance do americano Michael Johnson, no Texas (EUA).  Funcionários do COB já visitaram o centro do campeão olímpico e estão estudando o envio de atletas brasileiros para a complementação do treinamento no local.
 
“Estamos trabalhando intensamente para aumentar a base de atletas com condições de participar da delegação brasileira em 2016 e para propiciar as melhores condições possíveis de treinamento para esses atletas”, disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.