Brasileira de 15 anos é promessa do vôlei de praia para 2020

Duda (à esquerda), de apenas 15 anos, é promessa olímpica / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Ela tem apenas 15 anos mas, aos 14, já foi campeã mundial de vôlei de praia no campeonato sub-19 e levou a medalha de prata no sub-23. A brasileira Duda é, justificadamente, uma das grandes promessas do País para os próximos ciclos olímpicos. A CBV (Condeferação Brasileira de Vôlei) esclarece, no entanto, que o planejamento de 2016 já está definido com outras atletas, já veteranas do vôle de praia brasileiro. Para Tóquio-2020, porém, Duda é carta certa na jogada.

Há alguns meses, em julho, com ainda 14 anos, Duda se tornou a primeira brasileira a disputar três disputas de nível mundial em um mesmo ano. Duda foi campeã no sub-19, disputou o sub-21 e foi vice no sub-23, mesmo disputando os jogos com atletas muito mais velhas e experientes que ela. 

O resultado no mundial sub-23, considerado o mais próximo do nível profissional da modalide, espantou aos técnicos da CBV, já que Duda não era cotada para a delegação e foi chamada após desistência de Rebecca, atleta inicialmente convocada para o campeonato. Duda praticamente não treinou com sua dupla, Thais e jogou dois dias após se apresentar à delegação, na Polônia.

"A Duda é craque de bola, tem um potencial enorme, é talvez a nossa maior revelação. O trabalho tem dado certo com ela. Mas a Olimpíada dela é 2020. Falta pouco para o Rio, ela tem só 15 anos, acabou de fazer 15 anos. Eu não descarto nada, ninguém sabe  o que pode acontecer. Mas se tudo seguir do jeito que a gente planeja, o objetivo é Tóquio", afirmou o técnico da seleção feminina, Marcos Miranda, em entrevista ao portal UOL. 

Duda está sendo "lapidada", segundo a CBV. Periodicamente, a atleta participa de treinos em Saquarema, com equipe técnica à sua disposição enquanto estiver no Centro de Treinamento da seleção brasileira de vôlei de praia.