Brasil fará aclimatação em Tóquio e Macau para os Jogos da Juventude

Aclimatação será próxima à cidade de competição / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proporcionará uma experiência extra aos jovens talentos que representação o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A delegação brasileira participará de um período de aclimatação em Tóquio, no Japão, e Macau, na China, entre os dias 6 e 12 de agosto, antes de desembarcar em Nanquim, também na China.
 
Entre os principais objetivos da aclimatação estão a adaptação ao fuso horário de 11 horas e ao clima asiático, experiência de treinamento internacional, contato com os serviços oferecidos pelo COB às missões brasileiras e construção do espírito de grupo entre os componentes da delegação.
 
“Este período de aclimatação é extremamente importante em diversos aspectos para estes jovens atletas. Temos total certeza de que serão dias muito proveitosos de treinamento e interação. Nosso objetivo, além da preparação técnica, é oferecer a estes novos talentos as melhores condições para que possam ter o melhor desempenho e aproveitar ao máximo esta primeira participação olímpica de suas carreiras”, afirmou Adriana Behar, chefe da missão brasileira em Nanquim.
 
Em Tóquio, 42 atletas de sete modalidades (esgrima, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, lutas associadas e vôlei de praia) treinarão no Centro de Treinamento Ajinomoto, do Comitê Olímpico Japonês, um dos mais modernos e equipados do mundo. A ida do Brasil para o Japão é fruto de um acordo de intercâmbio entre os comitês olímpicos dos dois países.
 
O Time Brasil se hospedará dentro do CT japonês, local que procura criar um ambiente idêntico de uma Vila Olímpica. Além disso, os brasileiros participarão de treinos em conjunto com atletas japoneses e terão ainda a oportunidade de visitar as instalações que estão sendo preparadas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
 
Já Macau será a base de preparação das equipes de duas das mais tradicionais modalidades olímpicas: atletismo e natação. No total, serão 25 atletas treinando no local. Macau, região administrativa especial da China, foi uma das sedes da aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Pequim 2008. Agora o modelo será repetido para os Jogos da Juventude.
 
O restante da delegação fará a preparação final em diferentes locais e viaja direto para a China. O remo sairá da Alemanha e o tiro com arco da Polônia. As demais modalidades viajam do Brasil.
 
Em 2010, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura, o COB também organizou um período de aclimatação. Na ocasião, Dubai, nos Emirados Árabes, foi o local escolhido para os treinamentos prévios. “Estamos repetindo a experiência positiva de Dubai em 2010. Será fundamental reunirmos grande parte da delegação em um mesmo local para a adaptação ao fuso horário, a fim de que possamos chegar a Nanquim em ótimas condições. Além disso, será uma importante ocasião para integrar os componentes do Time Brasil e transmitir aos atletas os valores que esta competição quer passar para a juventude”, explicou Adriana Behar.
 
Seminário - Antes de embarcarem para a aclimatação, os atletas do Time Brasil se reunirão entre os dias 3 e 4 de agosto em um hotel em São Paulo para um seminário preparatório para os Jogos Olímpicos da Juventude. O evento terá uma série de palestras e atividades, onde serão apresentados todos os detalhes da competição, além da logística e dos serviços oferecidos pelo COB.
 
Os Jogos Olímpicos da Juventude seguem o programa esportivo dos Jogos Olímpicos tradicionais, mas também trazem novidades na forma de disputa em algumas modalidades, como no basquete 3 x 3, uma das sensações do evento em 2010, nos revezamentos entre países, em equipes mistas de homens e mulheres, entre outras.
 
Além das 28 modalidades esportivas em disputa, os Jogos Olímpicos da Juventude apresentam um extenso programa cultural e educativo para transmitir aos jovens, de forma lúdica, os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.
 
Em Nanquim, o Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades. Os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados entre 16 e 28 de agosto.