Agência Mundial Antidoping promove programa para atletas

WADA pretende conscientizar mais atletas

Rio de Janeiro - A Agência Mundial Antidoping (WADA) acredita que uma solução de longo prazo para prevenir o doping é através de programas educacionais eficazes baseados em valores que podem promover comportamentos antidoping e criar uma forte cultura de antidoping.
 
O Programa de Aprendizagem para atletas sobre saúde e antidoping foi desenvolvido com a entrada de especialistas de ensino à distância (eLearning), atletas, especialistas em antidoping e cientistas sociais de antidoping. O mesmo foi lançado oficialmente no ADO Symposium, em Lausanne, em 25-26 de Março de 2014.
 
Com base nas mais recentes descobertas no campo da Ciências Sociais e na tecnologia de aprendizagem, o objetivo desta ferramenta é mudar as atitudes e, portanto, ter um impacto sobre aqueles que pretendem se dopar. Portanto, se eficaz, a ferramenta irá reduzir potencialmente o comportamento de doping entre os atletas que já estão dopando, ou prevenir que outros atletas de iniciar a fazê-lo. Se a intenção do aluno é a de não se dopar, a ferramenta fornece todas as informações necessárias para o atleta e reforça os fatores de proteção.
 
A singularidade desta ferramenta reside na sua capacidade de fornecer soluções positivas para os atletas permanecerem limpos. Ao estudar todas as áreas relacionadas com o desempenho, como o descanso e a recuperação, treinamento, nutrição e ajudar os atletas a identificar onde eles poderiam fazer melhor, a ferramenta muda o foco do que os atletas não estão autorizados a fazer e, ao invés, disto fornece aos atletas soluções para permitir a sua progressão de forma limpa. A ferramenta também permite que os atletas reconhecerem quando estão em situações que os colocam em risco de doping, e lhes fornece soluções prontas para resistir às pressões de ser doparem.
 
Eficácia do ALPHA pode ser medido através da prestação de informações, em que o conhecimento é medido através de pré e pós-testes que medem todas as previsões de intenção de doping. Isso inclui a auto eficácia, normas subjetivas, controle percebido, crenças e vontade. A medição da eficácia permitirá uma avaliação e, portanto, a melhoria contínua do programa.
 
Uma vez que um pré-teste for concluído, o aluno é levado apresentado a uma breve introdução que explica o processo de aprendizagem.
 
As primeiras seis sessões incluídas no programa são baseadas na mesma estrutura. Um cenário motivacional é apresentado, colocando o aluno em uma posição onde ele/ela tem para ajudar um colega a resolver um problema. É colocado então a disposição do aluno é então um material, como um tutorial e outras informações/recursos, bem como uma atividade de raciocínio moral. Isso permite ao aprendiz a ajudar seus/suas colegas de equipe explicando o "como" e o "porquê" da solução.
 
As seis sessões são:
• razões éticas da não dopagem
• razões médicas da não dopagem
• O processo de Controle de Doping
• Direitos e Responsabilidades
• TUEs
• Paradeiro e localização
 
As duas sessões finais do programa concentram-se em fornecer aos atletas soluções positivas para melhorar o desempenho, e maneiras de identificar fatores de risco. É esperado o uso de de vídeos dos membros do Comitê de Atletas da WADA para ter um forte impacto, pois é um uso da educação par-a-par. A mensagem não emanam de autoridades, mas de outros atletas experientes.
 
Com sessões de reforço comprovadas para aumentar a eficácia, um lembrete será enviado por e-mail seis meses após a conclusão do programa.

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